Habilidade de imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes formas de apresentação de estímulo.

Habilidade de imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes formas de apresentação de estímulo.

Título alternativo Analysis of the imitation ability in children with autistic spectrum disorders in different stimulus wise
Autor Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Perissinoto, Jacy Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objetivo: Analisar a habilidade de imitacao de criancas do espectro do Autismo em diferentes situacoes de estimulo. Metodo: A amostra foi constituida por 20 criancas, sendo 16 meninos e 4 meninas, na faixa etaria entre 3 a 12 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com os criterios diagnosticos do DSM-IV (APA, 2002) e CID-10 (OMS, 1998). Utilizamos a Prova de Imitacao (Takiuchi, Befi-Lopes, 2000) que e composta por imitacao de esquemas gestuais simples e sequenciais. Sendo que da proposta inicial foram acrescidas 9 gestos simples e 4 acoes sequenciais, totalizando portanto 18 gestos e 8 acoes que foram randomizadas e agrupadas em duas formas de apresentacao: em tela de computador e ao vivo. Resultados: As criancas demonstraram baixo indice de acertos tanto de gestos simples quanto das acoes, independentemente de serem apresentadas em tela de computador, quanto ao vivo. Ou seja, nao houve vantagem na utilizacao de diferentes situacoes de estimulo. Houve correlacao significativa entre vocabulario receptivo e nivel intelectual em algumas das acoes sequenciais. Conclusao: Foi possivel analisar a habilidade de imitacao de criancas do espectro do Autismo em diferentes situacoes de estimulo e verificar que as criancas de modo geral tiveram dificuldade em imitar gestos e acoes sequenciais apresentadas tanto em tela de computador e ao vivo
Palavra-chave Pré-Escolar
Criança
Transtorno Autístico
Linguagem
Comunicação
Transtornos da Linguagem
Comportamento Imitativo
Pré-Escolar
Criança
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Data de publicação 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 91 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 91 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23037

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta