Capacitacao de professores de uma escola publica de São Paulo visando a identificacao e encaminhamento de adolescentes com problemas de Saúde mental

Capacitacao de professores de uma escola publica de São Paulo visando a identificacao e encaminhamento de adolescentes com problemas de Saúde mental

Autor Vieira, Marlene Apolinario Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivos: (1) Verificar a capacidade previa dos professores (em teoria e na pratica) de identificar e encaminhar adequadamente alunos do ensino fundamental II e ensino medio com possiveis problemas de Saúde mental; (2) avaliar a efetividade de uma estrategia de psicoeducacao para professores, visando a aumentar a competencia desses educadores para identificar problemas de Saúde mental em alunos adolescentes e de realizar os encaminhamentos a servicos especializados. Metodos: Esta e uma pesquisa exploratoria e descritiva, que compreende dois estudos: (1) o estudo principal e longitudinal com analise tipo antes e depois, sem grupo controle, que possibilita avaliar a efetividade de um modelo de capacitacao em Saúde mental para professores da rede de ensino publico do Estado de São Paulo; (2) o segundo estudo (caso-controle) e complementar ao primeiro e possibilita avaliar a capacidade de identificacao do professor de problemas de Saúde mental entre seus alunos antes da intervencao psicoeducativa. A amostra do estudo longitudinal incluiu 32 professores de uma escola publica estadual da regiao Centro-Sul da cidade de São Paulo. Antes e depois da capacitacao, solicitou-se aos professores que avaliassem sete vinhetas (alto risco para psicose, depressao, conduta, hiperatividade, mania, problemas de aprendizagem e adolescencia normal) com o proposito de verificar sua capacidade para identificar cada quadro psicopatologico como oproblemao e fazer o encaminhamento correspondente. O estudo caso-controle avaliou diferencas entre dois grupos de estudantes, aqueles selecionados pelos professores como apresentando possiveis problemas emocionais/comportamentais (casos identificados pelos professores antes da capacitacao; N=26) e aqueles nao selecionados pelos professores (controles da mesma serie, sexo e faixa etaria; N=26). Um questionario de rastreamento para problemas emocionais/comportamentais (Youth Self Report/YSR) identificou problemas de externalizacao (violacao de regras/comportamento agressivo) e problemas de internalizacao (ansiedade/depressao) em casos e controles. Resultados: Os professores mostraram capacidade previa para identificar na pratica os alunos mais sintomaticos (comorbidade entre problemas de internalizacao e externalizacao) como necessitados de assistencia em Saúde mental. A maioria dos professores ja sabia identificar teoricamente como oproblemao todos os quadros psicopatologicos descritos nas vinhetas e mostraram dificuldade em identificar ausencia de problemas na vinheta de adolescencia normal. A estrategia psicoeducativa foi efetiva para os professores que nao sabiam identificar depressao, alto risco e adolescencia normal. Quanto a identificacao associada ao encaminhamento adequado, a capacitacao foi efetiva para todos os quadros psicopatologicos e tambem para a adolescencia normal. Conclusoes: A estrategia psicoeducativa adotada foi mais efetiva nas areas onde os professores tinham maior dificuldade, como em discernir adolescencia normal de adolescencia com problemas de Saúde mental e, principalmente, realizar o encaminhamento adequado dos alunos com necessidade de assistencia em Saúde mental.
Palavra-chave Saúde Mental
Saúde Escolar
Adolescente
Ensino Fundamental e Médio
Capacitação Profissional
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 131 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 131 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22964

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta