Avaliação precoce do perfil hormonal, seminal e funcional de espermatozóides de pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica.

Avaliação precoce do perfil hormonal, seminal e funcional de espermatozóides de pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica.

Autor Lima, Cindy Ferreira Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Fraietta, Renato Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina (Urologia) – São Paulo
Resumo Objetivos: Avaliar mudancas no perfil hormonal, seminal e funcional de espermatozoides de homens obesos que foram submetidos a cirurgia bariatrica de bypass gastrico em Y de roux (BGYR). Metodos: Estudo prospectivo composto por 12 homens obesos com indicacao de cirurgia bariatrica acompanhados por 3 meses apos procedimento. Os pacientes realizaram dosagem de testosterona total e livre (TT e TL), estradiol (E2), prolactina (PRL), hormonios luteinizante e foliculo estimulante (LH e FSH). As amostras seminais foram obtidas e analisadas de acordo com as recomendacoes da Organizacao Mundial da Saúde (1999) e a morfologia segundo o criterio estrito de Kruger (1986). A integridade do DNA nuclear dos espermatozoides foi avaliada pelo ensaio de dispersao da cromatina espermatica (SCD). As celulas foram classificadas de acordo com a morfologia do DNA observada: A) grande halo (alta integridade); B) medio halo (integro ou em inicio de fragmentacao); C) pequeno halo (moderada a altamente fragmentado); e D) halo ausente (altamente fragmentado). A atividade mitocondrial foi avaliada por um metodo colorimetrico, atraves do qual as celulas foram classificadas em: classe I (100% de mitocondrias ativas), classe II (mais de 50% de mitocondrias ativas), classe III (menos de 50% de mitocondrias ativas) e classe IV (100% de mitocondrias inativas). O nivel de peroxidacao lipidica foi determinado usando-se metodo baseado na reacao de malonaldeido (MDA) com o acido tiobarbiturico (TBA). Resultados: Foram observados aumento nos niveis de TT e diminuicao nos niveis de E2. Nao houve mudancas em TL, FSH e PRL. Quanto aos parametros seminais foi observada diminuicao no numero de celulas redondas. Nao houve mudancas nos niveis de peroxidacao lipidica, integridade de DNA e atividade mitocondrial. Tendencias estatisticas foram observadas quanto ao aumento nos niveis de LH, contagem total e contagem total de espermatozoides moveis. Conclusoes: A perda de peso atraves de BGYR tem impacto positivo sobre o perfil hormonal reprodutivo, mas sem comprovacao estatistica de mudancas nos parametros seminais e funcionais.
Palavra-chave Infertilidade Masculina
Obesidade
Cirurgia Bariátrica
Derivação Gástrica
Hormônios
Reprodutibilidade dos Testes
Provas funcionais
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2013
Publicado em LIMA, Cindy Ferreira. Avaliação precoce do perfil hormonal, seminal e funcional de espermatozóides de pacientes obesos submetidos a cirurgia bariátrica. 2013. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 54 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22913

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-14107.pdf
Tamanho: 682.5KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta