Análise da evidência de estudos clínicos controlados e randomizados em nefrologia

Análise da evidência de estudos clínicos controlados e randomizados em nefrologia

Título alternativo Analysis of evidence from clinical studies randomized and controlled in nephrology: a systematic review of articles indexed in the Cochrane Library
Autor Couto, Claudio Inacio Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Carvalho, Aluízio Barbosa de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina (Nefrologia) – São Paulo
Resumo Evidencia de alta qualidade deve ser usada para aperfeicoar a resposta em curso da comunidade de Saúde para a carga global crescente de doenca renal. No entanto, na pratica, o sucesso da resposta a doenca renal pode ser limitado pela quantidade e qualidade da evidencia sobre as intervencoes para doenca renal. Objetivo: Analisar o numero, as caracteristicas e qualidade dos artigos de estudos clinicos randomizados na doenca renal. Metodos: Todos os artigos de estudos clinicos randomizados na doenca renal foram adquiridos no site da Biblioteca Cochrane. Caracteristicas e qualidade dos artigos foram avaliadas em uma amostra aleatoria de artigos de estudos randomizados em nefrologia, utilizando 11 criterios. Foram analisadas as associacoes entre qualidade e caracteristicas. Resultados: Este estudo coorte de 1.119 ensaios clinicos em nefrologia mostrou um crescimento exponencial ao longo do tempo. Em uma amostra aleatoria de 200 estudos, 42% relataram ter sido financiado, 25% nomeado um unico resultado primario, 25% relataram um calculo do tamanho da amostra, e 23% eram multicentrico. Entre os criterios de qualidade que foram avaliados (21%) tiveram a distribuicao cega e (17%) relataram a intencao de tratar. A qualidade dos artigos melhorou ao longo do tempo e foi superior nos estudos financiados e multicentrico. Conclusoes: Embora muitos aspectos da qualidade dos estudos clinicos estejam melhorando com o tempo, os pesquisadores em doenca renal devem se esforcar para usar e comunicar caracteristicas de delineamentos tais como distribuicao cega, analise da intencao-de-tratar, nomear um unico desfecho primario e realizar o calculo amostral.
Palavra-chave Nefrologia
Medicina Baseada em Evidências
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto
Ensaios Clínicos como Assunto
Artigo Clássico
Pedro
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2013
Publicado em COUTO, Cláudio Inácio. Análise da evidência de estudos clínicos controlados e randomizados em nefrologia: uma revisão sistemática de artigos indexados na biblioteca Cochrane. 2013. 93 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 93 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22911

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-14106.pdf
Tamanho: 1.208MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta