A visão da integração de Ensino Serviço Saúde e Comunidade (IESC), dos alunos de medicina e da equipe de Saúde das unidades básicas do Estado do Amapá

A visão da integração de Ensino Serviço Saúde e Comunidade (IESC), dos alunos de medicina e da equipe de Saúde das unidades básicas do Estado do Amapá

Título alternativo The vision of the Integrated of health Education and Community Services (IESC), medical students and Health Team of the Basic Units of the State of Amapá.
Autor Rodrigues, Josilene Cristina Onteiro Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Araújo, Pola Maria Poli de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepcao dos academicos do primeiro ano do Curso de Medicina sobre as acoes de integracao de ensino Saúde e comunidade (IESC), no contexto da Atencao Basica de Saúde (ABS), e da visao dos profissionais de Saúde pertencente as Unidades Basicas do Municipio de Macapa do Estado do Amapa. Retrata sobre o papel da Integracao Ensino Servico e Comunidade, como inovacao nos componentes curriculares. A IESC enfatiza, atraves do Pro-Saúde, a reorientacao da atencao e atendimento dentro das UBS, integrando e aproximando alunos academicos de medicina com a realidade da pratica assistida fora das salas de aula. A aprendizagem da IESC tem qualidade da visao do profissional aos riscos a Saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes: modo de vida, condicoes de trabalho, habitacao ambiente, educacao, lazer, cultura, acesso a bens e servicos essenciais. A pesquisa foi aplicada com 11 alunos do 1ª ano e com 12 profissionais de Saúde, que executam a atividade da IESC nas UBS, onde os alunos desempenham suas atividades de campo, a pesquisa quali-quantitativa, com aplicacao de questionario e entrevista. No decorrer dos resultados, tanto os alunos e preceptores da IESC, destacaram a importancia da aplicacao da metodologia dentro do curso de medicina da Universidade Federal do Amapa, citaram ainda as fragilidades e potencialidades deste modelo de ensino.
Palavra-chave Medicina de Família e Comunidade
Estudantes de Medicina
Integração Comunitária
Pessoal de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Amapá
Idioma Português
Data de publicação 2013
Publicado em RODRIGUES, Josilene Cristina Monteiro. A visão da Integração de Ensino Serviço Saúde e Comunidade (IESC), dos alunos de Medicina e da Equipe de Saúde das Unidades Básicas do Estado do Amapá. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 120 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22896

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Nome: Tese-14090.pdf
Tamanho: 1.572MB
Formato: PDF
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