Sistema virtual como instrumento avaliativo do desempenho cardíaco em crianças saudáveis

Show simple item record

dc.contributor.advisor Peccin, Maria Stella [UNIFESP]
dc.contributor.author Moran, Cristiane Aparecida [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-12-06T23:46:19Z
dc.date.available 2015-12-06T23:46:19Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation São Paulo: [s.n.], 2013. 85 p.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22886
dc.description.abstract Objetivo: Comparar a prevalencia das criancas que atingiram a frequencia cardiaca maxima e submaxima, o comportamento cardiaco, a percepcao de esforco e a motivacao entre o shuttle run teste e o sistema virtual. Metodo: Estudo de delineamento transversal, realizado de Fevereiro a Setembro de 2011. O desempenho cardiaco foi avaliado em criancas saudaveis de 8 a 10 anos de idade, pela frequencia cardiaca (repouso, media e maxima); a percepcao do esforco pela escala de Borg e pela Tabela Ilustrada de Valores. A motivacao foi avaliada de zero (nenhuma) a dez (maxima) no teste shuttle run e sistema virtual com o videogame interativo Nintendo Wii®. Resultados: Das 235 criancas estudadas, 87 (37%) atingiram a frequencia cardiaca maxima e 160 (68,1%) a frequencia cardiaca submaxima no sistema virtual. Ao compararmos o sistema virtual com o shuttle run a frequencia cardiaca maxima foi similar em ambos os testes e a FC media foi maior no sistema virtual. As criancas atingiram a FC maxima em 10 minutos de partida no sistema virtual. As escalas de percepcao do esforco se correlacionam e o Borg modificado se correlacionou com a FC maxima no shuttle run teste. Independente do teste as criancas se mantiveram motivadas, mas atribuiram maior pontuacao no videogame. Conclusao: A prevalencia das criancas que atingiram a FC maxima foi similar nos testes, porem mais criancas atingiram a FC submaxima no sistema virtual. Ao compararmos os testes nao encontramos diferenca na FC maxima, no entanto a FC media foi maior no sistema virtual. As criancas que concluiram o sistema virtual atingiram a FC maxima em dez minutos de partida. As escalas de percepcao se correlacionam e somente o Borg modificado se correlacionou com a FC maxima no SR teste. O sistema virtual pode ser considerado um instrumento motivacional. pt
dc.format.extent 85 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject Jogos de vídeo pt
dc.subject Cardiologia pt
dc.subject Fisioterapia pt
dc.subject Exercício pt
dc.subject Esforço físico pt
dc.subject Motivação pt
dc.title Sistema virtual como instrumento avaliativo do desempenho cardíaco em crianças saudáveis pt
dc.title.alternative Virtual system as assessment instrument in cardiac performance in healthy children en
dc.type Tese de doutorado
dc.identifier.file epm-3121110301198.pdf
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt



File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account