Portal na internet como ferramenta para auxiliar o controle da ingestão de aditivos de fósforo em pacientes com doença renal crônica.

Portal na internet como ferramenta para auxiliar o controle da ingestão de aditivos de fósforo em pacientes com doença renal crônica.

Título alternativo Website on phosphorus additives as a tool to control phosphorus intake in patients with chronic kidney disease
Autor Sertori, Giovana Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Cuppari, Lilian Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina (nefrologia) – São Paulo
Resumo Introdução: O controle na inGestão de fosforo e fundamental para a manutencao da fosfatemia em niveis adequados nos pacientes com doenca renal conica (DRC). O fosforo pode estar presente nos alimentos na forma natural e na forma de aditivos. Nos ultimos anos tem crescido o consumo de alimentos processados que contem aditivos a base de fosforo. Segundo a Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria e obrigatorio declarar nos rotulos todos os aditivos utilizados no produto. Porem, existe uma grande dificuldade na visualizacao dos aditivos nas embalagens. Objetivo: coletar as informacoes sobre aditivos a base de fosforo presente nos alimentos e, a partir dessas informacoes, desenvolver um portal na internet com informacoes sobre os aditivos de fosforo contidos em produtos alimentares. Metodos: No periodo de Janeiro a Agosto de 2012 foi verificada a presenca ou ausencia de aditivos de fosforo declarados nos rotulos de produtos alimentares, de acordo com a descricao presente na lista de ingredientes. As informacoes foram armazenadas em um banco de dados e posteriormente disponibilizadas num portal na internet. Resultados: Do total de 2795 produtos pesquisados, 28,4% possuiam aditivos de fosforo declarados no rotulo. Foram encontrados 42 tipos diferentes de aditivos de fosforo. Praticamente todos os produtos do grupo dos embutidos e metade dos produtos dos grupos das carnes congeladas/processadas e dos biscoitos e produtos de padaria, continham aditivos de fosforo. O portal foi criado sob o endereco eletronico owww.fosforo.nut.epm.bro e permite a busca das informacoes sobre os aditivos de fosforo declarados nos produtos. Conclusao: Os aditivos de fosforo estao presentes em uma grande variedade de produtos alimentares que sao frequentemente consumidos. A disponibilizacao dessas informacoes em um portal na internet podera facilitar o acesso por pacientes e por profissionais da Saúde.
Palavra-chave Humanos
Insuficiência Renal Crônica
Hiperfosfatemia
Aditivos Alimentares
Internet
Humanos
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 84 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 84 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22853

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta