Curso de especialização em Saúde indígena a distancia

Curso de especialização em Saúde indígena a distancia

Título alternativo Distance learning specialization course on indigenous health: Historical-Critical Pedagogy contribution
Autor Leite, Maria Teresa Meirelles Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Sigulem, Daniel Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo No contexto da Educacao na Saúde, esta tese investiga como uma abordagem pedagogica, reconhecida por formar profissionais em sintonia com os principios do SUS, pode se adaptar as caracteristicas da Educacao a Distancia mediada pelas tecnologias de informacao e comunicacao (TIC). O objetivo geral e: oIdentificar as caracteristicas do processo de planejamento e desenvolvimento do curso de Especializacao em Saúde Indigena da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para, com base na experiencia observada, propor parametros para organizacao do processo de planejamento e desenvolvimento de cursos a distancia no padrao UAB, com fundamento na Pedagogia Historico Critica (PHC) A investigacao foi realizada na forma de pesquisa exploratoria, de carater qualitativo, e foi desenvolvida como pesquisa participante, ja que a pesquisadora participava da equipe pedagogica que oferecer suporte ao curso. O processo de investigacao incluiu: 1) revisao da literatura, que considerou os seguintes enfoques tematicos: as tendencias pedagogicas na formacao de profissionais da Saúde, o contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil no Departamento de Informática em Saúde (DIS), da UNIFESP; o curso a distancia de Especializacao em Saúde Indigena na perspectiva da PHC e os principios da aprendizagem apoiada pelas tecnologias de informacao e comunicacao; e 2) acompanhamento do processo de implantacao e desenvolvimento do curso. As informacoes organizadas na revisao da literatura orientaram a coleta e a analise dos dados da pesquisa, que se realizou no ambiente virtual do curso. Os resultados obtidos na analise do curso permitem afirmar que as disciplinas do curso foram desenvolvidas de acordo com os principios basicos da PHC. Houve coerencia entre a proposta do curso e as propostas dos docentes para suas disciplinas. Os recursos utilizados estiveram limitados as funcionalidades do ambiente virtual adotado. A PHC pode manter-se contemporanea e ser adequada a modalidade a distancia. Para isso, recomenda-se que sejam consideradas as peculiaridades do processo de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, aquelas inerentes a educacao a distancia, incorporando recursos das midias digitais, ao mesmo tempo em que desencadeia processos de reflexao sobre a pratica social. A conclusao evidencia a necessidade de revisao continua dos recursos tecnologicos para a Educacao, e de valorizacao de teorias e praticas pedagogicas, de carater nao instrucionista, em funcao de seus principios e fundamentos teoricos, que podem se revelar compativeis com as necessidades contemporaneas da Educacao na Saúde
Palavra-chave Humanos
Instrução por computador
Saúde de populações indígenas
Educação médica continuada
Materiais de ensino
Estudos de casos
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 184 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 184 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22754

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