Diagnóstico das práticas de alimentação complementar para o matriciamento das ações na Atenção Básica.

Diagnóstico das práticas de alimentação complementar para o matriciamento das ações na Atenção Básica.

Título alternativo Diagnosis of complementary feeding practices for a matrix model in Primary Care
Autor Mais, Lais Amaral Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Taddei, José Augusto de Aguiar Carrazedo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Pediatria e ciências aplicadas à pediatria – São Paulo
Resumo Introdução: A fim de garantir a integralidade do cuidado prestado na Estrategia de Saúde da Familia, foram criados os Nucleos de Apoio a Saúde da Familia, que oferecem apoio matricial e suporte tecnico-pedagogico as equipes podendo contar com diversas especialidades, entre elas o nutricionista. A insercao deste profissional e reforcada devido as transicoes demografica, epidemiologica e nutricional, e pauta-se no Direito Humano a Alimentacao Adequada, na Seguranca Alimentar e Nutricional e na alimentacao saudavel em todas as fases do ciclo da vida. Destaca-se, entre as acoes promotoras de Seguranca Alimentar e Nutricional na Atencao Basica, a alimentacao nos primeiros anos de vida, por ser um periodo relevante na formacao dos habitos alimentares. A idade oportuna, as formas adequadas de Introdução de novos alimentos e as dificuldades para sua aceitacao, ao lado dos riscos decorrentes do consumo precoce e continuado de alimentos inadequados sao temas relevantes para a definicao das acoes desenvolvidas pelo nutricionista na Atencao Basica, o que fortalece o carater integrativo da assistencia em equipe neste nivel de resolubilidade. Objetivo: Desenvolver um escore de inadequacoes na alimentacao complementar e estudar sua associacao com determinantes socioeconomicos, demograficos, clinicos e nutricionais, a fim de propor acoes e estrategias para a abordagem nutricional adequada da crianca durante o primeiro ano de vida no ambito da Atencao Basica. Metodos: Estudo do tipo transversal com amostra composta por 324 criancas, de ambos os sexos, com faixa etaria entre 0 e 6 anos, residentes na area de cobertura de um Centro de Saúde de uma metropole do Estado de São Paulo. Utilizando-se questionario foi avaliada a Introdução da alimentacao complementar, bem como variaveis antropometricas, socioeconomicas, demograficas, clinicas e nutricionais. Para a quantificacao das inadequacoes alimentares foi criado um escore baseado no Metodo Delphi; procedeu-se a avaliacao das associacoes entre o escore e as demais variaveis em estudo utilizando-se o teste qui-quadrado para avaliacao das significancias estatisticas
Palavra-chave Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Suplementação Alimentar
Nutrição do Lactente
16562
Atenção Primária à Saúde
Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Data de publicação 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 77 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 77 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22678

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