Estudo comparativo sobre o emprego de 5-fluoruracil a 5% em creme versus sua utilização como agente de peelings superficiais seriados no tratamento do fotoenvelhecimento avançado.

Estudo comparativo sobre o emprego de 5-fluoruracil a 5% em creme versus sua utilização como agente de peelings superficiais seriados no tratamento do fotoenvelhecimento avançado.

Título alternativo Comparative study on the use of 5 % fluorouracil cream versus its use as superficial peeling agent in the treatment of advanced photoaging
Autor Guimaraes, Carolina Okada Zerbini Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Bagatin , Ediléia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina Translacional – São Paulo
Resumo Introdução: O 5-fluorouracil (5-FU) e um agente quimioterapico antimetabolito que atua bloqueando a reacao de metilacao do acido deoxiuridilico em acido timidilico, interferindo na sintese do DNA e RNA. A defiCiência de timina provoca desequilibrio no crescimento e morte celular. O uso topico de 5-FU a 5% em creme e aprovado para o tratamento de queratoses actinicas. Outra modalidade de emprego sao os peelings superficiais seriados. Observa-se melhora da textura, rugas e pigmentacao da pele com fotodano avancado. Assim, e util na prevencao das queratoses actinicas e cancer de pele nao-melanoma, com beneficio na aparencia da pele. Objetivos: O objetivo primario foi avaliar a eficacia (clinica e histologica) e a seguranca do 5-FU 5% em creme comparado ao seu uso em peelings seriados no tratamento do fotodano avancado dos antebracos. O objetivo secundario foi avaliar o beneficio estetico na pele fotoenvelhecida relacionado a melhora das alteracoes epidermicas e dermicas, assim como a duracao dos resultados. Metodos: Estudo de intervencao terapeutica, randomizado, comparativo, avaliador-cego, em 32 homens e mulheres, acima de 50 anos, portadores de fotoenvelhecimento moderado a grave dos antebracos. Os esquemas terapeuticos compreenderam o uso do 5- FU 5% em creme, uma vez ao dia, por quatro semanas, num antebraco e a realizacao de quatro peelings de 5-FU seriados semanais no antebraco contralateral. A avaliacao da eficacia foi clinica, atraves de uma escala de fotoenvelhecimento desenvolvida para antebracos, opiniao do paciente e investigador e fotografica cega, por tres observadores. Foram realizadas tres biopsias de pele em cada antebraco (pre, um mes e seis meses postratamentos) e exame histopatologico, pelas coloracoes hematoxilina-eosina e Calleja (fibras elasticas), alem de imuno-histoquimica para avaliar a expressao da proteina p53 epidermica nao selvagem e marcador dermico para procolageno I. A avaliacao de seguranca baseou-se no relato e observacao de eventos adversos. Resultados: Os achados clinicos e histologicos confirmaram os beneficios do 5-FU 5% topico, independentemente da modalidade de uso, na melhora no aspecto geral da pele fotoenvelhecida, reducao do material elastotico da derme. A imuno-histoquimica demonstrou diminuicao da expressao da proteina p53 e aumento da expressao do procolageno I, sem diferencas entre os tratamentos. A avaliacao clinica apos seis meses demonstrou a manutencao dos efeitos observados apos um mes do final dos tratamentos. Os eventos adversos observados, de intensidade leve a moderada e sem diferencas entre os tratamentos, foram: prurido, dor, eritema, xerose, descamacao e crostas. Houve melhor tolerabilidade com a utilizacao dos peelings superficiais seriados. Conclusao: O 5-FU a 5% em creme ou peeling foi eficaz no tratamento do fotodano avancado dos antebracos, promoveu reducao da expressao de p53, e reestruturacao dermica
Palavra-chave Humanos
Fluoruracila
Envelhecimento da Pele
Antebraço
Abrasão Química
Genes p53
Pró-Colágeno
Humanos
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2013
Publicado em GUIMARÃES, Carolina Okada Zerbini. Estudo comparativo sobre o emprego de 5-fluoruracil a 5% em creme versus sua utilização como agente de peelings superficiais seriados no tratamento do fotoenvelhecimento avançado. 2013. 191 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 191 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22645

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-13838.pdf
Tamanho: 5.665MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta