Competencias gerais desenvolvidas na graduacao medica para atencao a Saúde da crianca

Competencias gerais desenvolvidas na graduacao medica para atencao a Saúde da crianca

Título alternativo General skills developed in undergraduate medical attention for the child's health
Autor Costa, Tania de Fatima DÆAlmeida Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Esta pesquisa objetivou analisar, na otica de docentes/preceptores de pediatria e medicos egressos, o desenvolvimento de competencias relacionadas a atencao a Saúde da crianca, na graduacao medica. Especificamente, procurou conhecer eventuais limites da graduacao em relacao ao desenvolvimento dessas competencias; verificar concordancia ou nao de opiniao, entre docentes e medicos egressos, com relacao as mesmas e identificar a avaliacao dos sujeitos da pesquisa sobre o desenvolvimento das diferentes dimensoes dessas competencias, bem como das habilidades necessarias para a atencao a Saúde da crianca. Metodo: Trata-se de um estudo exploratorio, descritivo e analitico do tipo corte transversal, desenvolvido com abrangencia nacional por uma amostragem do universo de docentes/preceptores de Pediatria (146) e medicos egressos das Escolas Medicas do pais (418). Foi utilizado para a coleta de dados o questionario fechado com escala atitudinal do tipo Likert, com 23 assertivas relativas as competencias necessarias para atencao a Saúde da crianca, previamente submetido a testes de validacao e confiabilidade. As competencias foram avaliadas em quatro Dimensoes: Tecnico-cognitiva, Integrativa, Relacional e Afetivo-Moral. Resultados: Por ambos os grupos (docentes/preceptores e medicos egressos), as dimensoes melhor avaliadas em ordem decrescente foram: tecnico/cognitiva, relacional, afetivo-moral, e integrativa. As assercoes: oorientar quanto ao aleitamento maternoo e oorientar quanto ao calendario de imunizacao basicao se destacaram por apresentarem escores com media acima de quatro, enquanto as assercoes oobter e utilizar dados epidemiologicos e valorizar tendencias e riscos para a tomada de decisao sobre a Saúde das criancaso, oreconhecer o papel na equipe multiprofissional assumindo a lideranca quando se fizer necessario, tanto para a promocao quanto a prevencao a Saúde da criancao, oconhecer e valorizar criticamente as fontes de informacao clinica e biomedica para obter, organizar, interpretar e comunicar a informacao cientifica e sanitaria relacionada a atencao a Saúde da criancao e oassistir o recem-nascido na sala de partoo, apresentaram menores medias. A pontuacao media das assertivas demonstrou que as competencias ainda nao sao desenvolvidas plenamente durante a graduacao. Conclusoes: Novas pesquisas a partir de novos indicadores e sujeitos devem ser feitas, para o aprimoramento do ensino de Pediatria na graduacao medica
Palavra-chave Humanos
Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Educação Baseada em Competências
Competência Clínica
Pediatria
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 152 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 152 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22640

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