O estudante universitario

O estudante universitario

Título alternativo The college student: a study conducted in the Nursing Course at the Universidade Federal do Para
Autor Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Esta pesquisa teve, como objetivo geral, analisar as concepcoes, expectativas e vivencias dos estudantes frente as diretrizes pedagogicas presentes no novo curriculo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Para. No ambito dos especificos: pretendeu-se apreender as expectativas dos estudantes acerca da formacao em enfermagem; apreender suas concepcoes sobre oser aluno como sujeitoo, no Curso de Enfermagem; descrever suas vivencias no contexto da interdisciplinaridade; dimensionar suas perspectivas em relacao a pesquisa associada ao ensino e a extensao, e mapear os pontos fortes e as dificuldades por eles identificadas em relacao as diretrizes pedagogicas do novo curriculo. As interlocucoes teoricas abrangeram o estudante universitario, o aluno como sujeito, a interdisciplinaridade, a articulacao ensino, pesquisa e extensao e a aprendizagem, e o exercicio da docencia com foco nas inovacoes curriculares no ensino superior em enfermagem. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, segundo uma abordagem qualitativa, envolvendo 22 estudantes do segundo, sexto e nono semestres do referido curso, por meio de rodas de conversa, no mes de maio de 2012, apos aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. As rodas de conversa foram gravadas em audio e transcritas integralmente. Para analise dos dados, recorreu-se a analise de conteudo do tipo tematica. Em relacao aos olhares dos discentes foram investigadas dimensoes referentes a: concepcoes e expectativas, as facilidades e dificuldades e a insercao do estudante na nova proposta curricular. Foram mapeadas as dimensoes: ser aluno como sujeito, emergindo as categorias Ser sujeito da aprendizagem: concepcoes dos estudantes e O ser sujeito e a nova proposta curricular; quanto ao Estudante de Enfermagem e a Interdisciplinaridade e as Vivencias do Estudante no Contexto do Ensino, Pesquisa e Extensao. Percebeu-se que os estudantes, os docentes e a universidade possuem uma relacao satisfatoria, e apesar dos entraves, os relatos dos alunos perpassam por diversas experiencias positivas. Os professores receberam destaque importante pelos sujeitos da pesquisa, sendo mencionados positivamente diversas vezes, no cumprimento de suas atribuicoes como facilitadores do processo ensino/aprendizagem. As dificuldades sinalizadas em relacao as atividades praticas insuficientes e a fragmentacao das disciplinas configuram importantes desafios para a consolidacao do curriculo integrado. No que se refere a insercao efetiva do estudante na nova proposta curricular, o Curso de Enfermagem ainda vivencia um periodo de transicao, sendo necessario tempo, dedicacao e cooperacao para que os alunos compreendam e defendam a proposta vigente
Palavra-chave Humanos
Estudantes
Enfermagem
Currículo
Aprendizagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 160 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 160 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22629

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta