Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

Título alternativo Internal validity of an assessement questionnaire of the Pediatric Neonatal Course of the Escola Paulista de Medicina u Universidade Federal de São Paulo
Autor Santos, Maristela Reis dos Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Dos Santos, Amelia Miyashiro Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria – São Paulo
Resumo Objetivo primario: Verificar a confiabilidade e a validade interna de um questionario de avaliacao de Unidade Curricular de Pediatria Neonatal. Objetivos secundarios: descrever a avaliacao dos alunos do 6o ano medico sobre a Unidade e analisar os fatores associados ao desfecho oestagio otimoo de neonatologia. Metodos: Analise retrospectiva de dados coletados prospectivamente por meio de um questionario de avaliacao da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal ministrada pela Disciplina de Pediatria Neonatal aos alunos do 6o ano de Medicina da EPMu UNIFESP, de 2000 a 2011. Foram incluidos todos os questionarios preenchidos pelos alunos. Nao houve criterios de exclusao. O questionario continha 12 perguntas com respostas em escala tipo Likert e uma pergunta aberta sobre numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto. A confiabilidade foi avaliada pelo coeficiente de Cronbach e a validade interna pela analise de conteudo, de criterio e de construcao por analise fatorial. Para comparacao das variaveis foram utilizadas: teste t ou Mann-Whitney (duas medias), ANOVA e teste de Bonferroni (tres ou mais medias), variaveis categoricas (&#967;2) e correlacao de Pearson para medidas de correlacao. Os fatores associados a estagio otimo de neonatologia foram analisados por regressao logistica. As analises estatisticas foram realizadas no programa SPSS, considerando-se significante p<0,05. Resultados: De 1349 alunos que frequentaram a Unidade Curricular, 1314 (97,4%) responderam ao questionario. O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,659. A correlacao de Pearson entre o escore total da escala Likert e a nota do pos-teste foi 0,728 (p=0,010). Na analise fatorial todas as perguntas contribuiram para a validade do questionario e foram divididas em quatro dominios: (1) atuacao do docente/preceptor; (2) assistencia na sala de parto; (3) numero de recem-nascidos assistidos e (4) numero de aulas teoricas, explicando 18%, 16%, 14% e 9% da variancia total dos itens do questionario, respectivamente. A somatoria dos escores obtidos nas 12 perguntas foi 89,5 ± 7,6% do escore maximo possivel. O numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto por aluno foi 4,7 ± 3,3. As medias das notas do pre-teste e do pos-teste foram 5,3 ± 0,9 e 8,8 ± 0,5 (p <0,001), respectivamente. Os fatores associados ao estagio otimo foram: aulas teoricas otimas (OR) (5,176), aproveitamento na sala de parto otimo (2,594), atuacao do plantonista otima (2,156) discussao no alojamento conjunto otima (2,435), leitos no bercario de medio risco satisfatorio (1,902), discussao no bercario de medio risco otima (2,993), objetivo de atendimento de recem-nascido normal alcancado (2,889), hospital com condicoes de ensino (2,014), numero de recem-nascido recepcionado na sala de parto (1,134) e nota do pos-teste (1,375). Conclusoes: Os dados obtidos apresentaram confiabilidade e validade interna adequadas. O escore de avaliacao dos alunos em relacao a Unidade Curricular foi elevado. O aproveitamento do aluno durante o estagio, a opiniao sobre a atuacao dos docentes, preceptores e plantonistas e estrutura do hospital se associaram ao desfecho - estagio otimo de neonatologia
Palavra-chave Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Avaliação
Educação Superior
Neonatologia
Idioma Português
Data de publicação 2013
Publicado em SANTOS, Maristela Reis dos. Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 70 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22564

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Nome: Tese-13743.pdf
Tamanho: 1.264MB
Formato: PDF
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