Habilidades subjacentes preditoras da compreensao leitora em escolares do Ciclo I e II do Ensino Fundamental

Exibir registro simples

dc.contributor.author Chang, Eliane Mi [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-12-06T23:45:56Z
dc.date.available 2015-12-06T23:45:56Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation São Paulo: [s.n.], 2013. 96 p.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22552
dc.description.abstract OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares, com e sem queixa de leitura, em tarefas de compreensao e de habilidades subjacentes a leitura, investigar correlacoes entre essas variaveis e qual variavel e a melhor preditora da compreensao de leitura ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental METODO: Avaliaram-se 125 escolares indicados pelos professores para compor dois grupos sem queixa de compreensao leitora (um do Ciclo I e outro do Ciclo II do Ensino Fundamental) e dois com queixa (um de cada Ciclo). Avaliaram-se: leitura oral; memoria fonologica operacional e de curto prazo; closura gramatical; compreensao oral e leitora. Para avaliar a compreensao, foram realizadas perguntas do texto lido ou ouvido, classificadas em: literais, text-connecting e gap-filling. O Teste Mann-Whitney comparou os grupos, o Coeficiente de Correlacao de Pearson foi calculado no estudo das correlacoes e tecnicas de analise de regressao linear foram conduzidas para investigar a melhor habilidade preditora da compreensao leitora. RESULTADOS: Observou-se: melhor desempenho do Comparacao I em relacao ao Pesquisa I, com excecao das respostas gap-filling na compreensao oral (p=0,089) e de memoria de curto prazo (p=0,298); diferenca entre Comparacao e Pesquisa do Ciclo II em todas variaveis; mais acertos dos escolares do Ciclo II comparados ao Ciclo I exceto em acuracia (p=0,653), compreensao oral total (p=0,974), e spam de digitos (p=0,218) e questoes literais de (p=0,504) no Comparacao. Quando comparados os Pesquisa, observou-se melhor desempenho do Ciclo II, exceto em decodificacao (p=0,529), compreensao oral (p=0,949), memoria de curto prazo (p=0,201) e compreensao leitora (0,434). O Grupo Pesquisa II mostrou desempenho semelhante em acuracias (p=0,788 , p=0,943), memoria de curto prazo e operacional (p=0,950; p=0,402), e closura gramatical (p=0,076), em relacao ao Comparacao I. Correlacoes positivas foram identificadas entre fluencia leitora, compreensao oral, memoria de curto prazo e operacional e variaveis da compreensao leitora e a compreensao leitora e constituiram diferentes padroes de acordo com o Ciclo e a presenca ou ausencia de queixa de leitura. A acuracia mostrou-se melhor preditora da compreensao leitora no Ciclo I (32%) e a memoria de curto prazo, no Ciclo II (23%). CONCLUSAO: Os escolares sem queixa mostraram melhor desempenho em fluencia e compreensao de leitura e closura gramatical; memoria de trabalho e de compreensao oral, nao diferenciaram escolares com e sem queixas. Os escolares mais velhos com queixas de leitura apresentaram desempenho semelhante ou melhor que o grupo de escolares mais novos com queixa de leitura e desempenho semelhante ou pior que o grupo de escolares mais novos sem queixa de leitura. Diferentes padroes de correlacao foram encontrados A acuracia mostrou-se melhor preditora da compreensao leitora no Ciclo I e a memoria de curto prazo no Ciclo II pt
dc.format.extent 96 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject Leitura pt
dc.subject Compreensão pt
dc.subject Linguagem pt
dc.subject Ensino Fundamental e Médio pt
dc.subject Transtornos da Linguagem pt
dc.title Habilidades subjacentes preditoras da compreensao leitora em escolares do Ciclo I e II do Ensino Fundamental pt
dc.title.alternative Predictor underlying skills of reading comprehension in students of Cycles I and II of Elementary School en
dc.type Dissertação de mestrado
dc.identifier.file epm-3050714312161.pdf
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Programa de Pós-graduação em Disturbios da Comunicacao Humana pt



Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Exibir registro simples

Buscar


Navegar

Minha conta