Estudo da pragmatica em criancas nascidas prematuras e de baixo peso

Estudo da pragmatica em criancas nascidas prematuras e de baixo peso

Título alternativo Study of pragmatics in low birth weight preterm infants
Autor Guedes, Neruna Ribeiro Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Investigar o perfil comunicativo de criancas nascidas prematuras e de baixo peso, com idade cronologica de 24 a 36 meses e compara-lo ao de criancas a termo da mesma faixa etaria. Metodos: a amostra desta pesquisa foi composta por 30 pre-escolares de ambos os sexos, sendo 15 nascidos pre-termo e de baixo peso (GP), acompanhados por equipe multiprofissional na Casa do Prematuro do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo e 15 nascidos a termo (GC), inseridos no Ensino Infantil em Escola Municipal. Para investigar o perfil comunicativo desses pre-escolares, foi adotada a LAVE u Lista de avaliacao do vocabulario expressivo. Para estabelecer diferentes situacoes de interacao foram utilizadas o material da Avaliacao da Maturidade Simbolica e o da Avaliacao da Pragmatica. Os registros foram gravados em DVD e, em seguida, analisados e classificados de acordo com os criterios descritos pelos proprios instrumentos. Resultados: os pre-escolares nascidos pre-termo e de baixo peso mostraram vocabulario expressivo menor, quando comparados ao GP, mas realizaram um menor numero de atos comunicativos durante o processo de avaliacao, quando comparados com os nascidos a termo. Alem disso, quanto aos meios, o GP mostrou menos uso do meio verbal, vocal e gestual na situacao de brincadeira livre, enquanto que na situacao semi dirigida foi maior o uso do meio vocal e gestual. Quanto as funcoes comunicativas, a quantidade foi semelhante em que os dois grupos mostraram praticamente as mesmas funcoes. No entanto, ao analisarmos a frequencia de uso, houve diferenca estatistica de funcoes interativas e nao interativas tanto na brincadeira livre quanto semi dirigida. Conclusao: de acordo com os resultados obtidos, e possivel afirmar que o GP apresentou um menor numero de atos comunicativos e funcoes comunicativas. O meio mais utilizado pelo GP foi o gestual, alem do meio verbal e do vocal
Palavra-chave Humanos
Criança
Prematuro
Linguagem
Humanos
Criança
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 78 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 78 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22549

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