A formacao do pedagogo e a educacao inclusiva

A formacao do pedagogo e a educacao inclusiva

Título alternativo The pedagogue capacitation and inclusive education: the experience of a public federal university
Autor Bastos, Amanda Macitelli Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A LDBEN (1961) e o marco inicial para a inclusao socioeducacional no Brasil, e a partir dela outros movimentos e acoes politicas veem emergindo e contribuindo nos avancos em direcao a uma sociedade mais igualitaria e menos excludente. Os pressupostos e principios da Educacao Inclusiva (EI) significam a busca da superacao da erspectiva educativa tradicional. Pode-se perceber que no ambito das Politicas Publicas para Inclusao, o Brasil apresenta alguns avancos. Na sociedade brasileira, muitos sao os desafios para se concretizar e consolidar a Inclusao Social dos deficientes fisicos (DF), nem sempre discutidos e praticados na formacao de nivel superior. Este estudo de carater quantiqualitativo visa analisar a formacao do Pedagogo no que se refere a Educacao Inclusiva dos deficientes fisicos no contexto da Educacao Infantil numa instituicao publica federal. Para tanto, o referencial teorico inclui inclusao socio educacional, o binomio educacao e Saúde, educacao inclusiva, educacao infantil e a formacao do Pedagogo. A trajetoria metodologica abrange: pesquisa bibliografica, analise documental do Projeto Politico e Pedagogico (PPP) do curso, coleta de dados empiricos por meio da aplicacao de questionario semi-estruturado a 38 concluintes dos periodos vespertino e noturno. O olhar sobre o PPP permite evidenciar que se trata de um projeto inovador, com uma organizacao curricular flexivel, orientada pela interdisciplinaridade, tendo a pratica como um eixo estruturante na formacao profissional. Os depoimentos dos concluintes revelam: o binomio educacao e Saúde e essencial e complementar para a formacao do Pedagogo; o conceito construido sobre EI mostra-se ainda fragil, apesar de serem objetos em diferentes momentos e espacos da formacao: a EI ainda ocupa pouco espaco nas praticas curriculares; e o estudo de politicas publicas mostra-se indispensavel para a atuacao do pedagogo na EI. Os concluintes demonstraram ter pouco interesse na area e apontam que ela nao esta incluida entre as prioridades de atuacao profissional futura, embora reconhecam a importancia de estudos de EI e Educacao Infantil na formacao do pedagogo como elemento facilitador na atuacao junto a DF. A concretizacao deste PPP envolve multiplos determinantes, das condicoes objetivas as subjetivas. Fazer a inclusao socioeducativa do DF implica entender suas singularidades e facilitar a adequacao no ambiente escolar, implicando o trabalho em equipe multidisciplinar e cidadania
Palavra-chave Humanos
Ensino
Pessoas com Deficiência
Educação Infantil
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 211 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 211 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22538

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