Pesquisas desenvolvidas pelos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar e suas utilizações pelo PNAE

Pesquisas desenvolvidas pelos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar e suas utilizações pelo PNAE

Autor Silva, Rosane Maria Nascimento da Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo O presente trabalho teve como objetivo geral investigar o processo de produção de pesquisas desenvolvidas pelos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANE. Foi realizado um estudo de caráter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa com base na realização de entrevistas junto ao universo dos coordenadores gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar e aos coordenadores de gestão desses Centros, tendo como núcleos direcionadores: demandas, princípios e definições das linhas de pesquisa do CECANE, papel dos CECANE no desenvolvimento do PNAE, e desdobramentos das pesquisas realizadas. Na análise dos resultados, foi observado não existirem princípios e definições concretas, nem fluxo de demanda delimitado para as linhas de pesquisas. Evidencia-se o reconhecimento por parte dos CECANE, da sua função de protagonista e de apoiador na execução da política pública de alimentação do escolar, de interlocutor entre o FNDE e a gestão municipal e estadual do programa. As pesquisas realizadas verificam a capacidade de os seus resultados contribuírem para o aperfeiçoamento normativo do programa, e a aplicação dos seus resultados no planejamento de atividades do CECANE e da gestão central. Assim, fica patente a necessidade de uma redefinição por parte da gestão do programa das formas e das condições para publicação dos resultados das pesquisas. Conclui - se que são necessárias mais definições em todos os aspectos da execução de pesquisas pelos CECANE, para que a gestão e os CECANE possam explorar o potencial dos trabalhos para o desenvolvimento do programa. Como produto do estudo, foi elaborado um manual de orientação, contendo um fluxo de pesquisas FNDE/CECANE, a ser entregue ao FNDE

The main objective of this research has been to investigate the process of research production developed by the Collaborators Centers of Food and Nutrition for Students - CECANE. The study conducted was of an explorative, descriptive, and qualitative nature based on interviews with coordinators of management of the National Program of the Food and Nutrition for Students, as well as interviews with coordinators of management on the local level. The nucleous of this research was as follows: Demand, the principles and definition of the direction of research performed by CECANE, the role of CECANE in the development of PNAE, and the spread of the information derived from such research. The analysis of the results of such study does not present any concrete basis or direction, neither does it present any systematic and well difned demand for such line of research. This is evidence that the CECANEs recognize that their role in the execution of Public Politcs of Food and Nutrition for Students is self evident, given its role of linking the state and federal level. Such research also helps to reinforce and elaborate the laws of the National Program, as well as allowing the CECANEs to self organize. In regards to the spread of the results of such research, the need for a more active role on part of the federal government in defining the manner in which the results may be apropriately spread becomes clear. It is thus concluded that all aspects of research performed by the local level, and the distribution of the results therof, need significant improvement. Such improvement may be achieved through the help of the Federal government in redefining how the results of such research may be spread, a process that will certainly aid in ensuring that CECANEs perform their tasks to the maximun potential. As a result of this study, a manual was designed to provide a manual of guidence to the functioning of these centers.
Palavra-chave Educação Alimentar e Nutricional
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Alimentação Escolar
Idioma Português
Data de publicação 2011
Publicado em SILVA, Rosane Maria Nascimento da. Pesquisas Desenvolvidas pelos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar e suas Utilizações pelo PNAE. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúdel) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo,São Paulo, 2011.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 87 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22530

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-13723.pdf
Tamanho: 2.695MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta