Educaca musical, percepcao musical e suas relacoes com a leitura de criancas com problemas de leitura: uma revisao, ensaio clinico randomizado sem placebo e modelagem estrutural

Educaca musical, percepcao musical e suas relacoes com a leitura de criancas com problemas de leitura: uma revisao, ensaio clinico randomizado sem placebo e modelagem estrutural

Título alternativo Music education, musical perception and their relation with reading among poor reader school-children: a review, a randomizaed open-label clinical trial and structural equation modeling
Autor Cogo-Moreira, Hugo Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: estudos mostram associacoes entre aprendizado musical, percepcao musical e habilidades linguisticas. Porem, nao apresentam evidencias, de forma sistematizada, sobretudo quando se apresentam dificuldades de leitura. Tampouco explicam, por modelos teoricos, como esses efeitos atuam sobre dominios linguisticos. Esta tese investigou evidencias da efetividade da educacao musical para criancas com problemas de leitura, por meio de revisao sistematica da literatura e de um ensaio clinico randomizado, sem placebo, que aplicou um programa de intervencao musical extracurricular, a uma populacao de escolares de oito a dez anos de idade, com dificuldades de leitura. Complementarmente, para melhor compreender os mecanismos subjacentes a possiveis melhoras, desenhou-se e testou-se um modelo teorico integrativo de habilidades de percepcao musical e desempenho em tarefas de leitura. Este estudo tambem validou uma escala desenvolvida para, por meio do professor, avaliar competencias leitoras do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Resultados: apesar do senso comum de que a educacao musical seja benefica para problemas de leitura, nenhum ensaio clinico randomizado foi encontrado dentre as 876 citacoes resultantes da estrategia de busca sensivel e sem restricao de idioma. Quanto ao ensaio clinico, os escolares que receberam intervencao apresentaram tendencias e/ou indices estatisticamente significantes de melhora nos desfechos de leitura e desempenho academico, mensurados pelas notas em Portugues e Matematica durante o ano letivo. Considerando a analise por adesao (minimo de 1% de presenca as aulas de musica), as estimativas sao superiores as descritas. Para algumas medidas o efeito da intervencao mostrou-se quase tres vezes superior (notas em Portugues). Quanto ao modelo teorico, um fator geral latente do modelo de percepcao musical e uma parte especifica do mesmo (o dominio melodico) mostraram-se preditores do desenvolvimento da leitura no nivel da palavra. Por fim, a escala de avaliacao de competencia leitora por meio do professore (EACOL) se mostrou um instrumento valido para identificacao de tres diferentes tipologias de leitores (bom leitor, leitor razoavel e o mau leitor) do terceiro ao quinto ano do ciclo I
Palavra-chave Humanos
Criança
Dislexia
Música
Percepção Auditiva
Ensaio Clínico
Humanos
Criança
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 130 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 130 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22493

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