Gestão na formação do residente de radiologia

Show simple item record

dc.contributor.advisor Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.contributor.author Oliveira, Aparecido Ferreira de [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-12-06T23:45:34Z
dc.date.available 2015-12-06T23:45:34Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Aparecido Ferreira de. Gestão na formação do residente de radiologia. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22230
dc.description.abstract O medico radiologista atua num campo que utiliza um parque tecnologico com equipamentos modernos, de alto custo e de renovacao intensa em software (programas computadorizados dedicados) e hardware (equipamentos, acessorios e insumos), provocando uma evolucao constante na forma de produzir os servicos na especialidade. Este panorama realca a importancia da Gestão na pratica cotidiana desta especialidade. Objetivo: Investigar, a partir de residentes, docentes e preceptores de radiologia, a aprendizagem sobre Gestão na residencia em radiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, procurando subsidios para o aprimoramento da formacao do medico radiologista. Metodo: Desenvolveu-se uma pesquisa de carater exploratorio, com abordagens quantitativa e qualitativa junto ao universo de residentes, docentes e preceptores atuantes no programa de residencia do Departamento de Diagnostico por Imagem, utilizando-se um questionario no formato de Likert e posterior aprofundamento por meio de entrevistas gravadas, que foram transcritas e categorizadas a partir das suas unidades de significado, por meio de uma analise tematica. Resultados e Discussao: Os resultados apontam para a necessidade da residencia em radiologia estar mais atenta para as diferentes habilidades de Gestão do seu egresso. Residentes, docentes e preceptores concordam que o programa capacita seus residentes para gerir o proprio conhecimento u aprender a aprender, habilidade essencial para a continuidade do processo formativo apos a Residencia. A clareza de papeis e o grau de autonomia dos residentes vao aumentando durante o processo de formacao, e o preparo para participar de equipes multiprofissionais ocorre na interacao diaria entre os residentes e as equipes. No entanto, a Gestão da tecnologia, incluindo uso eficiente, compras e manutencao de equipamentos, mostrou-se pouco contemplada, assim como o aprendizado sobre o SUS pt
dc.description.abstract The radiology field uses modern high cost technolog ical equipment, with intense renewal of software (computer-based programs) and h ardware (equipment, accessories and supplies), causing continuous evolu tion to produce services in this specialty. It highlights the management importance on a daily basis of this area of expertise. Objective : To investigate the radiology residents, teachers and tutors’ learning about management in their residency progra m at the EscolaPaulista de Medicina , UNIFESP, seeking for grants to improve the radiol ogist ́s education. Methodology : an exploratory quantitative and qualitative study was developed with residents, faculty staff and tutors working in the residency program of the Department of Diagnostic Imaging. The Likert scale questionnai re was used and further taped interviews were then transcribed and categorized f rom their units of meaning, through the thematic analysis technique. Resultsand Discussion : The results showed that the radiology residency program needs t o be more attentive to different management skills of its egress students. Residents , faculty staff and tutors agreed that the program enables residents to manage their own knowledge - learning how to learn, an essential skill for the continuing traini ng process after residency. Definition of roles and residents ́ autonomy will increase duri ng the training process, and preparing to participate in multidisciplinary teams occurs in daily interaction between residents and the teams. However, management of tec hnology, including efficient use, purchase and equipment maintenance was rarely considered as well as the learning on the Unique Health System (SUS). en
dc.format.extent 146 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Educação Médica pt
dc.subject Internato e Residência pt
dc.subject Administração de Serviços de Saúde pt
dc.subject Radiologia pt
dc.subject Diagnóstico por Imagem pt
dc.title Gestão na formação do residente de radiologia pt
dc.title.alternative Management in the radiology´s resident training en
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.file Tese-13423.pdf
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE) pt
unifesp.graduateProgram Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo



File

Name: Tese-13423.pdf
Size: 1.742Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account