Quantificacao do gasto energetico nas atividades da vida diaria (AVD) em pacientes com doenca pulmonar obstrutiva cronica (DPOC)

Quantificacao do gasto energetico nas atividades da vida diaria (AVD) em pacientes com doenca pulmonar obstrutiva cronica (DPOC)

Título alternativo Study of energy expenditure during the activities of daily living in COPD patients
Autor Castro, Antonio Adolfo Mattos Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: Pacientes portadores de Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC) experimentam um aumento progressivo das dificuldades em realizar as atividades da vida diaria (AVD) e e importante quantificar o custo energetico dessas atividades. Objetivos: Desenvolver uma tabela de gasto metabolico e ventilatorio de pacientes com DPOC, em varios estadios da doenca, realizando diversas atividades da vida diaria. Avaliar as atividades que possuem maior gasto metabolico e ventilatorio assim como as diferencas deste gasto em relacao a gravidade da doenca. Materiais e Metodo: Foram avaliadas, em 100 pacientes com diagnostico de DPOC, variaveis metabolicas (VO2 e VCO2), ventilatorias (f e VE), cardiovasculares (FC e Pulso de O2) e dispneia (escore de Borg), durante a realizacao de dezoito AVDs agrupadas em quatro blocos de atividade: repouso, cuidados pessoais, atividades laborais e esforcos. Resultados: Encontramos aumento ao final de todas as atividades realizadas com excecao das atividades de repouso (decubito lateral e dorsal, sentado e em pe). As atividades que obtiveram a maior gasto metabolico e ventilatorio proporcionais (VO2/VO2max e VE/VVM) foram caminhar com 2,5 Kg em cada mao e caminhada com 5Kg em uma mao. Pacientes mais graves apresentam maior gasto metabolico, ventilatorio e dispneia do que pacientes leves (p<0,05). Conclusao: Simples atividades da vida diaria levam os pacientes com DPOC a um alto gasto energetico e ventilatorio proporcional especialmente quanto pior a gravidade da doenca. Estes dados possibilitaram criar uma tabela de gasto energetico e ventilacao que pode ajudar a orientacao da realizacao das atividades da vida diaria de pacientes com DPOC
Palavra-chave Atividades Cotidianas
Consumo de Oxigênio
Dióxido de Carbono
Ventilação Pulmonar
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 127 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 127 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22223

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta