Historias em quadrinhos para educacao em Saúde - Desenvolvimento e avaliacao aplicados aos disturbios do sono

Historias em quadrinhos para educacao em Saúde - Desenvolvimento e avaliacao aplicados aos disturbios do sono

Título alternativo Comics for health education - Development and assessment, applied to the sleep disorders
Autor Camargo, Eleida Pereira de Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivos: Desenvolver e avaliar historias em quadrinhos (HQ) sobre disturbios do sono, aplicadas a educacao em Saúde pediatrica (criancas de 6 a 10 anos).Metodos: Foram adotadas as etapas metodologicas preconizadas pelo marketing social e o design da informacao: Levantamento do perfil sociodemografico e epidemiologico da populacao atendida no ambulatorio da Neuro-Sono (artigo 1); Dimensionamento do conhecimento desta populacao sobre os disturbios de sono (artigo 2); Definicao de estrategias comunicacionais e concepcao de protagonistas (artigo 3); Desenvolvimento de HQs (artigo 4); Estudo piloto do modelo de ensaio clinico idealizado para a avaliacao das HQs elaboradas(artigo 5); Avaliacao da HQ oRonco Dorme em Casao, por meio de ensaio clinico randomizado (artigo 6). Resultados: O perfil sociodemografico da amostra foi predominantemente masculino (59,6%); entre a populacao pediatrica (44,23%), 65,59% eram meninos; o nivel de escolaridade correspondeu ao ensino fundamental e a renda familiar foi de ate tres salarios minimos. Os diagnosticos prevalentes foram: ronco (57,2%), sindrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS; 44,2%) e insonia (19,7%) (artigo1); As concordancias aferidas entre queixa e hipotese diagnostica foram: acentuadas para o bruxismo; moderadas para ronco, insonia, pesadelo, soniloquio e sindrome das pernas inquietas (SPI); e regulares para a movimentacao excessiva durante o sono (MEDS) e a SAOS. Os resultados sugeriram insatisfatorio nivel de informacao da populacao sobre doencas importantes, como SAOS (artigo 2). Definidas as estrategias comunicacionais, foram concebidos 4 protagonistas: 1) Soninha, com sono normal; 2) Baba, apneica; 3) Ronco, roncador e 4) Formiga, portador da SPI. Para cada personagem foram elaboradas duas concepcoes visuais (V1 e V2) submetidas a votacao. Os selecionados foram: Soninha e Formiga V1 (70,7%; 76%); Baba e Ronco V2 (65,3%; 51,3%). Nao havendo prevalencias, desenvolveu-se a oTurma do Sonoo personagens que comtemplam caracteristicas das duas versoes (artigo 3); Foram elaboradas tres HQs, protagonizadas pela oTurma do Sonoo: oRonco Dorme em Casao, oAula de hoje: Formigao, oBaba, nao, Alexandrinha!o que versam sobre sono normal, ronco, higiene do sono, SAOS e SPI, temas que se revelaram prevalentes e/ou pouco conhecidos da populacao pesquisada (artigo 4); No estudo piloto, as criancas compreenderam a HQ e o questionario-teste com facilidade, contudo foi sugerida a supressao de uma das alternativas do teste e a adocao de letras maiusculas, na HQ. Estes resultados indicaram a viabilidade de aplicacao do modelo de ensaio clinico delineado (artigo 5). Na avaliacao final constatou-se que houve diferenca significante entre as respostas corretas, antes e depois da leitura da HQ. (Questao 1 p<0,000001; Questao 2 p<0,000001 e Questao 3 p<0,000001). Os resultados apontaram a eficacia da HQ oRonco Dorme em Casao frente a seus propositos (artigo 6).Conclusao: Os procedimentos adotados possibilitaram que os objetivos desta pesquisa fossem alcancados. Foram desenvolvidas tres HQs: oAula de hoje: Formigao, oBaba, nao, Alexandrinha!o e oRonco Dorme em Casao, tendo sido esta ultima testada e positivamente avaliada, sugerindo a efetividade de sua utilizacao em acoes de educacao em Saúde, dirigidas a criancas de 6 a 10 anos
Palavra-chave Humanos
Criança
Educação em Saúde
Desenhos Animados como Assunto
Transtornos do Sono
Ensino de Recuperação
Neurologia
Humanos
Criança
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 254 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 254 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22202

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