Formacao e Capacitacao da equipe do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST) e sua relacao com o modelo de atencao adotado

Formacao e Capacitacao da equipe do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST) e sua relacao com o modelo de atencao adotado

Título alternativo Training and qualification of the team of the Center of Reference in WorkerÆs Health (CEREST) and its relation with the adopted model of attention: study of case of Minas Gerais
Autor Silva, Vivianne Peixoto da Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Os Centros de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST), considerados como eixos de articulacao das acoes definidas pela Rede Nacional de Atencao Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST), a partir de 2002, atuam como retaguarda tecnica para o SUS com enfoque nas acoes de promocao, prevencao e vigilancia em Saúde do Trabalhador (ST) no ambito coletivo. Apos dez anos da publicacao da primeira portaria da RENAST, muitos CEREST ainda atuam de forma assistencial como porta de entrada da rede, descumprindo o modelo de atencao proposto. Estudos indicam que muitos profissionais que compoem as equipes tecnicas dos CEREST, realocados da rede assistencial dos servicos publicos, nem sempre possuem formacao e capacitacao voltadas para as necessidades inerentes a atuacao no campo de ST. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar a relacao entre a formacao profissional graduada e a capacitacao/Educacao Permanente em ST da equipe tecnica do CEREST regional de Araxa em Minas Gerais, e as acoes por este desenvolvidas, dentro do modelo da RENAST. O estudo consistiu de uma pesquisa qualitativa na qual se utilizou quatro instrumentos metodologicos para coleta de dados: 1- entrevistas semi- estruturadas com coordenadores tecnico e administrativo do CEREST, 2- observacao participante nos espacos de execucao das acoes internas e externas desenvolvidas, 3- analise documental das pastas de registros de acoes dos anos de 2009 e 2010, Plano de Trabalho do bienio: 2010-2011 e o Plano Municipal de Saúde 2010 u 2013 da Prefeitura Municipal de Araxa, e 4- grupo focal com os profissionais da equipe tecnica. Os dados colhidos foram organizados, analisados e interpretados mediante analise de conteudo (Bardin, 1988), e sistematizados nas seguintes categorias tematicas: 1- Composicao da equipe tecnica do CEREST quanto a formacao graduada, 2- Capacitacao em Saúde do Trabalhador, 3- Acoes desenvolvidas pela equipe e, 4- Pontos de dificuldades para o desenvolvimento das acoes. O estudo identificou que os profissionais que compoem a equipe tecnica do CEREST Araxa tem em sua maioria formacao graduada na area da Saúde, sem previo conhecimento e/ou experiencia em ST. No que tange a capacitacao/educacao permanente apos entrada no CEREST, pode-se constatar que a mesma ocorre de forma ainda incipiente e desigual sem contemplar oferta de cursos para todos os membros. Quanto as acoes desenvolvidas, existe uma maior concentracao em atendimentos para orientacoes de direitos previdenciarios, referencia, contrareferencia e atividades de Fisioterapia em grupo, em relacao as de vigilancia, o que reflete no modelo de atencao adotado que, muitas vezes, fica a margem daquele proposto pela RENAST. Pode-se perceber que apesar dos esforcos da equipe tecnica em desenvolver acoes em ST, muitas sao as dificuldades encontradas, dentre elas destacamse: a fragilidade das relacoes intra-setoriais explicitada na falta de priorizacao da politica de ST por parte da Gestão municipal; os conflitos existentes na relacao CEREST-empresas; a necessidade de uma equipe multiprofissional mais ampla, bem como a permanente capacitacao/educacao em ST de toda equipe tecnica. Por ser um ogargaloo para a execucao das acoes, a formacao profissional e a capacitacao em ST merecem atencao e reflexao, sem deixar de se considerar tambem, as demais dificuldades observadas
Palavra-chave Saúde do Trabalhador
Educação em Saúde
Capacitação Profissional
Serviços de Saúde do Trabalhador
Setor Público
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 154 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 154 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22156

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