A representacao social da sexualidade no cotidiano escolar a partir das narrativas das professoras de uma escola publica do municipio de São Paulo

A representacao social da sexualidade no cotidiano escolar a partir das narrativas das professoras de uma escola publica do municipio de São Paulo

Título alternativo Social representation of sexuality in school routine based on narratives of public school teachers of the city of São Paulo
Autor Freitas, Maria Jose Dias de Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O estudo teve uma abordagem qualitativa, com enfoque na Representacao Social, os objetivos foram averiguar quais as principais dificuldades enfrentadas por professoras de uma escola publica, quais as suas percepcoes acerca das manifestacoes da sexualidade da crianca no ambiente escolar, como identificam no cotidiano as situacoes que envolvam a sexualidade, bem como qual o conceito que a equipe tem sobre sexualidade. A escolha do metodo deu-se em decorrencia dos significados e dos sentidos que os sujeitos da pesquisa atribuem ao conhecimento referente a sexualidade. Para a coleta de dados utilizamos a tecnica de grupo focal, cujos resultados desvelaram que todas as professoras participantes do estudo afirmaram ter dificuldades e desconhecimento para lidar com as questoes da educacao em sexualidade. Assim como percebem e identificam como demonstracao da sexualidade nas criancas e pre-adolescentes, as conversas, os gestos e os comportamentos. Devido ao escasso ou inexistente conhecimento acerca da sexualidade observamos que informacoes e crencas estereotipadas em relacao ao tema sao representadas no cotidiano da escola em forma de preconceito e indiferenca, chegando mesmo a estigmatizar alunos (as) que tem comportamento diferente do padrao hegemonico indicado para meninos e meninas. Esse desconhecimento decorrente de tres fatores: a formacao delas nao abarcou esse tipo de conteudo, as construcoes socio-historicas e a visao centrada do adulto referente a sexualidade. A partir desta investigacao, foi possivel conhecer esse universo e elaborar um plano de formacao para equipe com enfoque na sexualidade e condutas a serem adotadas no cotidiano escolar
Palavra-chave Comportamento Sexual
Sexualidade
Instituições Acadêmicas
Competência Profissional
Educação Sexual
Docentes
Idioma Português
Data de publicação 2011
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2011. 155 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 155 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22110

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