Balance and motor coordination are not fully developed in 7 years old blind children

Balance and motor coordination are not fully developed in 7 years old blind children

Título alternativo Coordenação motora e equilíbrio não são totalmente desenvolvidos em crianças cegas com 7 anos de idade
Autor Navarro, Andréa Sanchez Google Scholar
Fukujima, Marcia Maiumi Autor UNIFESP Google Scholar
Fontes, Sissy Veloso Autor UNIFESP Google Scholar
Matas, Sandro Luiz de Andrade Autor UNIFESP Google Scholar
Prado, Gilmar Fernandes do Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Bandeirante de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Visually impaired children show difficulties in recognizing their own bodies, objects around then and the spatial parameters that are essential for independent movement. This study analyzes the neuro-psychomotor development of a group of congenitally visually impaired children as compared to children with normal sight. We have evaluated two groups of seven-year-olds by means of neurological evolution examination (NEE). The group studied comprised 20 blind children and the control group comprised 20 children with normal sight, and they were paired up according to age and gender. In some tests, the blind children were guided by touch. The visually impaired children performed worse in tests evaluating balance and appendage coordination compared to normal sighted children (p< 0.001), and this suggests that visual deficiency impairs children's neuro-psychomotor development.

As crianças portadoras de deficiência visual possuem dificuldades em conhecer seu próprio corpo, objetos a sua volta e parâmetros espaciais imprescindíveis para locomoção independente. Este trabalho analisa o desenvolvimento neuropsicomotor de um grupo de crianças com deficiência visual congênita em comparação a crianças com visão normal. Avaliamos dois grupos de crianças de sete anos de idade, através do exame neurológico evolutivo (ENE). O grupo estudado era constituído de 20 crianças cegas e o grupo controle constituído de 20 crianças com visão normal, pareadas por idade e sexo. Em algumas provas, as crianças cegas foram instruídas pelo tato. As crianças portadoras de deficiência visual tiveram pior desempenho nas provas que avaliaram o equilíbrio e coordenação apendicular, quando comparadas às crianças com visão normal (p< 0,001), sugerindo que o déficit visual compromete o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
Palavra-chave visual impairment
blindness
neurological development
neurological evolution examination
deficiência visual
cegueira
desenvolvimento neurológico
exame neurológico evolutivo
Idioma Inglês
Data de publicação 2004-09-01
Publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 62, n. 3a, p. 654-657, 2004.
ISSN 0004-282X (Sherpa/Romeo)
Publicador Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
Extensão 654-657
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000400016
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0004-282X2004000400016 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2208

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Nome: S0004-282X2004000400016.pdf
Tamanho: 49.44KB
Formato: PDF
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