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Submissões Recentes

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Acesso aberto (Open Access)
Cultivando comunidades: práticas sustentáveis e engajamento em hortas e composteiras comuitárias da cidade de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Carvalho, Maria Fernanda Verdiani de [UNIFESP]; Soares, Sílvia Simões [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; http://lattes.cnpq.br/5795217951543333; http://lattes.cnpq.br/8108093907231421
Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a longevidade e o sucesso de espaços verdes comunitários na cidade de São Paulo, com foco nas hortas e composteiras. A pesquisa se baseia em quatro estudos de caso: a Horta das Corujas, a Horta das Flores, a Missão Ambiental e a Nossa Senhora da Composteira, analisando suas práticas de engajamento comunitário e os desafios enfrentados ao longo do tempo. A partir dessas experiências, o estudo destaca a importância de um propósito comum, a mobilização coletiva e uma gestão colaborativa para garantir a sustentabilidade desses espaços. Além disso, o trabalho compara as práticas adotadas nessas iniciativas com o modelo proposto pela cartilha Guia Sementes para um Bairro Sustentável e Pacífico, identificando pontos de convergência e adaptação. Os resultados indicam que o sucesso dessas iniciativas depende da construção de laços sociais, da resolução de conflitos e da promoção da educação ambiental. Este estudo oferece contribuições para o fortalecimento de práticas sustentáveis em áreas urbanas e para a promoção do engajamento social em espaços públicos.
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Acesso aberto (Open Access)
Vivências com arte e natureza: confluências entre mediação cultural e educação ambiental na Coleção Brasiliana Itaú
(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Mônica Caroline de Abreu [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; https://lattes.cnpq.br/9439393238675494
Os objetivos deste trabalho são propor, refletir e analisar ações que aproximem a área da Educação Ambiental e da arte-educação, no fazer da Mediação Cultural numa exposição de arte, a da Coleção Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, onde a autora atua como mediadora cultural. A pesquisa se deu no formato de relato de experiência e os resultados são uma descrição de um trabalho educativo realizado no instituto por meio da oferta de visitas educativas agendadas, que faz uso de uma série de materiais e atividades que trabalham ludicidade, sensibilidade, subjetividade e sensorialidade, a partir de diversos formatos e linguagens. Também resulta da pesquisa uma série de reflexões sobre este fazer, numa chave crítica e auto questionadora, desejando inspirar outros trabalhos similares. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico na revisão de literatura e na discussão, propondo articulações entre as contribuições teóricas da Educação Ambiental, sobretudo pelas abordagens de Vivências com a Natureza, a arte-educação, principalmente da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, contribuições de teorias da educação e do pensamento decolonial. As conclusões passam pela importância do contato com a arte como forma de conhecimento e desenvolvimento humano para formação de sujeitos criadores e transformadores da realidade, ao lado da relevância de ações educativas que se pautem em experiências diretas e vivenciais.
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Acesso aberto (Open Access)
Cooperativa Livres: relações solidárias na construção da economia dos trabalhadores
(Neusa Maria Dal Ri, 2023-11-21) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Souza, Guilherme Prado Almeida de; Santos, Vitória Felipe dos; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134
A Coop Livres é uma rede ou plataforma solidária que une consumidores, produtores e entregadores em um cotidiano de atividades que articula trabalho e política. Guiado pelos valores da autogestão, da solidariedade, e da autonomia coletiva, o grupo é movido pela vontade de construir uma sociedade igualitária, democrática e inclusiva, assim como pela necessidade de gerar trabalho e renda para seus integrantes. Este artigo apresenta a experiência da Cooperativa Livres - seu histórico, funcionamento, conquistas e desafios - recorrendo à memória do vivido pelos autores, eles mesmos cooperados, para demonstrar que a atuação da Coop Livres reforça relações de reciprocidade social e econômica. Ao organizar o consumo, a cooperativa mobiliza vínculos anteriores de afinidade política, de proximidade territorial e/ou de identidade social que são reafirmados em um cotidiano de atividades que aproxima consumidores, agricultores e entregadores ciclistas, estabelecendo uma plataforma de relações solidárias. Ao reunir pessoas de diferentes origens, condições e situações sociais, que experimentam os processos de reprodução social típicos da economia capitalista de modo desigual, os membros da rede demonstram a possibilidade de construir uma nova sociedade a partir de uma nova economia.
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Acesso aberto (Open Access)
Do Tabor ao Safira, participação vazia e solução única: um caso de reassentamento urbano em São Paulo
(Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, 2022-06-10) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Rocha, Jéssica Ravênia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134
Este artigo analisa um caso de reassentamento involuntário na perspectiva dos moradores. As entrevistas no local de moradia possibilitaram conhecer as etapas iniciais de chegada e adaptação à nova morada, observar a operacionalização da política de reassentamento urbano e conhecer a percepção social dos moradores sobre as dificuldades e desafios enfrentados no percurso. A pesquisa demonstrou que a condução da política de reassentamento produziu uma participação vazia de significação e passiva de atitude, apresentando uma solução única distante do modo de vida que os moradores levavam no Tabor e assimétrica quanto à realidade socioeconômica dos moradores realocados. As distintas percepções dos moradores acerca da política de reassentamento urbano sugerem que a perspectiva dos direitos não predominou, ficando a ação do Estado em um espaço de confusão simbólica entre o direito, a troca e a bênção.
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Acesso aberto (Open Access)
Experiência da vida de cooperativa: reflexões psicossociais sobre interações solidárias
(Daniel Maidana, 2020-10-17) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Andrada, Cris Fernández; Svartman, Bernardo Parodi; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134
Este artigo recorda a experiência dos autores como membros de uma cooperativa de trabalho com objetivo de contribuir para a reflexão sobre aspectos das interações solidárias neste contexto. Realizamos um exame retrospectivo por meio do diálogo entre as memórias do fenômeno da autogestão por quem o viveu cotidianamente. A análise das lembranças mais significativas da participação nas atividades da Verso Cooperativa amparou a reflexão sobre a experiência de solidariedade nas relações de trabalho. Conforme discutiremos, as interações solidárias tornam-se solo fértil para o incremento da criatividade nas experiências de trabalho pois aproximam os espaços de trabalho e o das experiências comunitárias dentro e fora do espaço laboral. Este texto também vale, em alguma medida, como uma contribuição para pesquisas sobre a história da Economia Solidária no Brasil, na perspectiva de seus participantes.