Indagacao dialogico problematizadora na formacao didatico pedagogica em Saúde

Indagacao dialogico problematizadora na formacao didatico pedagogica em Saúde

Título alternativo Inquiry dialogic problem in the pedagogical-didactic formation discipline
Autor Ajzen, Claudia Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Este estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura proposta
Palavra-chave Humanos
Educação Superior
Desenvolvimento de Pessoal
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde/educação
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2011
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2011. 180 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 180 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947

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