Short Form-36 e escala de auto-estima de Rosenberg/UNIFESP-EPM em pacientes com maloclusão classe III de Angle

Short Form-36 e escala de auto-estima de Rosenberg/UNIFESP-EPM em pacientes com maloclusão classe III de Angle

Título alternativo Short form-36 amd Rosenberg/UNIFESP-EPM self-esteem scale in class III of Angle malocclusion patients
Autor Vieira, Leonardo Caldas Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ferreira, Lydia Masako Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Cirurgia Translacional – EPM
Resumo INTRODUÇÃO: O prognatismo pode ser definido como uma projeção da mandíbula. Essa alteração foi estudada por Angle e então classificada como Classe m, em 1899. Essa maloclusão pode causar problemas na aparência e na saúde comprometendo a qualidade de vida do paciente. A opinião do paciente sobre os resultados dos tratamentos empregados ganha cada vez mais prestígio e é hoje um consenso entre os profissionais. O estudo de qualidade de vida tem se desenvolvido por muitos anos e é usado para analisar os tratamentos empregados aos pacientes. OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida e a auto-estima de pacientes Classe III de Angle. MÉTODO: O estudo foi feito em 45 pacientes selecionados consecutivamente e classificados como Classe I, grupo de estudo, 20 pacientes, e Classe III grupo controle, 25 pacientes. O instrumento genérico SF¬36 e o instrumento específico Escala de Auto-estima Rosenberg/UNISFESP-EPM foram respondidos por todos os pacientes. RESULTADOS: Foi encontrada diferença estatisticamente significante no aspecto Estado de Saúde Geral. CONCLUSÃO: A qualidade de vida dos grupos Classe I e Classe III mostrou-se semelhante e foi mostrado que o estado de saúde geral foi melhor para o grupo classe III.
Assunto Má oclusão de angle classe III
Qualidade de vida
Autoimagem
Malocclusion, angle class III
Quality of life
Self concept
Idioma Português
Data 2006
Publicado em VIEIRA, Leonardo Caldas. Short Form-36 e Escala de Auto-estima de Rosenberg/Unifesp-EPM em pacientes com maloclusão classe III de Angle. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 123 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21571

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: Tese-10200.pdf
Tamanho: 2.692Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta