Estudos dos conteúdos teóricos e habilidades para capacitação de enfermeiros da área de atendimento pré-hospitalar

Estudos dos conteúdos teóricos e habilidades para capacitação de enfermeiros da área de atendimento pré-hospitalar

Título alternativo Study of theoretical contents for prehospital care nurses capacitation and skills
Autor Gentil, Rosana Chami Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ramos, Lais Helena Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Este estudo teve por objetivo verificar conhecimentos teóricos e as habilidades de enfermagem necessárias para a prática clínica, bem como as dificuldades e facilidades indicadas pelos enfermeiros que atuam nessa área. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório transversal. A população envolvida constituiu-se de enfermeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar em São Paulo, no SAMU-192-ASA e SAMU-193-USA; os dados foram colhidos de novembro de 2004 a março de 2005, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESPIEPM e dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência. Foram usados dois instrumentos: questionário com questões fechadas e abertas e a ficha de atendimento usada pelos enfermeiros. Os dados foram apresentados em tabelas e analisados em números absolutos e porcentuais. Ao total de questionários (101) disponibilizados, 25 (24,7 por cento) enfermeiros responderam. A maioria destes era do sexo feminino, idade entre 40 a 44 anos, com tempo de formado entre 17 e 21 anos; 84,0 por cento com especialização; 20,0 por cento com mestrado, 8,00,10 doutorado; 84,0 por cento atuavam em PS de adultos e 60,00,10 em UTI adulto; a maioria tinha de um a cinco anos de atuação no SAMU 193 (54,5 por cento) e 192 (63,1 por cento) e trabalhavam em mais de um emprego. Apontaram que os conteúdos teóricos e as habilidades propostas pela Portaria 2.048, são considerados básicos para a capacitação adequada dos enfermeiros que atuam em APH. Os conteúdos teóricos básicos citados pelos enfermeiros, além dos contemplados pela Portaria 2.048 são: prevenção de acidentes, sinalização e cuidados com a segurança, legislação, ferimentos causados por animais peçonhentos e como o profissional deve atuar dentro da viatura. As habilidades que os enfermeiros consideraram básicas, e que a portaria não contemplou foram: habilidade para preparar e administrar medicamentos; técnicas de acesso venoso periférico, intra-ósseo e femoral; manipulação e dosagem de drogas; reconhecimento de ritmos cardíacos e tripular ambulância. Dados de 1359 fichas de APH dos dois serviços SAMU 192/193 foram coletados. As ocorrências clínicas mais freqüentes foram as cardiológicas: 205 (26,4 por cento), seguidos pelos problemas neurológicos e respiratórios com 184 (23,7 por cento) e 112 (14,4 por cento) pacientes. Os acidentes automobilísticos e as quedas:218 (28,5 por cento) e 213 (27,9 por cento). O total de lesões 981; os FCC (63,6 por cento) e trauma de extremidade (12,9 por cento). Procedimentos: oxigenoterapia 705 (15,50 por cento), monitoração cardíaca 597 (13,12 por cento); colocação de prancha longa 548 (12,09 por cento); medicação 503 (11,06 por cento) e acesso venoso periférico 502 (11,03 por cento). Quanto à análise entre o conhecimento teórico e habilidades técnicas da Portaria 2.048, indicadas pelos enfermeiros como básicas e a prática clínica em atendimento pré-hospitalar, observa-se que os temas considerados básicos foram os conteúdos teóricos e habilidades da Portaria 2.048, considerados básicos pelos enfermeiros e aqueles de ocorrência freqüente na prática clínica ou que envolviam a aquisição de uma habilidade específica. Considerações finais: ressalta-se a importância do desenvolvimento da habilidade por meio de estágio prático em APH e aproveitamento das experiências internacionais que apontam caminhos e novas possibilidades.
Palavra-chave Serviços médicos de emergência
Enfermeiro
Emergências
Idioma Português
Data de publicação 2005
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2005. 121 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 121 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21422

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