Short-form 36 e escala de auto-estima de Rosemberg/UNIFESP-EPM em pacientes com carcinomas da pele da face do pescoço

Short-form 36 e escala de auto-estima de Rosemberg/UNIFESP-EPM em pacientes com carcinomas da pele da face do pescoço

Título alternativo Short-form 36 and Rosemberg/UNIFESO-EPM self esteem scale, in patients with cervicofacial nonmelanoma skin cancers
Autor Carvalho, Marcelo Prado de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Oliveira Filho, Renato Santos de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Cirurgia Translacional – EPM
Resumo Introdução: A ocorrência de carcinomas de pele nas populações de pele clara já se tomou assunto de grande importância para a saúde pública em vários países, sendo que, em tese, as seqüelas geradas por esses tumores na face e no pescoço dos indivíduos poderiam alterar sua qualidade de vida (QV). Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e a auto-estima de pacientes portadores de carcinomas de pele da face e do pescoço. Métodos: Foram estudados 100 pacientes, com idades entre 30 e 90 anos (mediana = 55 anos). O Grupo Estudo foi composto por 50 pacientes portadores de carcinomas de pele na face e no pescoço, com diagnóstico confirmado por biópsia prévia. O Grupo Controle consistiu de 50 indivíduos da população geral. Para avaliação da qualidade de vida utilizou-se o questionário Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36) e para a auto estima, utilizou-se a Escala de Auto-estima de RosenbergIUNIFESP-EPM. Para os dados sócio-demográficos utilizou-se a análise descritiva e o teste do quiquadrado e para os escores o teste de Mann¬ Whitney e a Análise de Variância de Kruskall Wallis. Resultados: Houve alterações da qualidade de vida na dimensão Aspecto Físico e na faixa etária :s 55 anos em quatro domínios. Analisando os gêneros, as mulheres apresentaram piora na QV em cinco dimensões. Os pacientes portadores de carcinomas de pele apresentaram pior Auto-estima em relação ao grupo sem câncer. Conclusões: Houve piora da QV e da auto estima em pacientes com carcinomas de pele da face e do pescoço.
Palavra-chave Carcinoma Basocelular
Carcinoma de Células Escamosas
Neoplasias de Cabeça e Pescoço
Qualidade de Vida
Autoimagem
Idioma Português
Data de publicação 2006
Publicado em CARVALHO, Marcelo Prado de. Short-form 36 e Escala de auto-estima de Rosenberg/UNIFESP-EPM em pacientes com carcinomas da pele da face e do pescoço. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paul, 2006.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 138 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21411

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-10038.pdf
Tamanho: 4.252MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta