Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional

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dc.contributor.author Davanço, Giovana Mochi
dc.contributor.author Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]
dc.contributor.author Gaglianone, Cristina Pereira [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:30:24Z
dc.date.available 2015-06-14T13:30:24Z
dc.date.issued 2004-06-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732004000200004
dc.identifier.citation Revista de Nutrição. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 17, n. 2, p. 177-184, 2004.
dc.identifier.issn 1415-5273
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2102
dc.description.abstract OBJETIVE: The objective of this study was to evaluate the knowledge of teacher who had (or had not) been exposed to the educative program that involved the use of games with educative and playful purposes and the didactic planning for the application of these activities. METHODS: The studied sample comprised 51 teachers (15 exposed and 36 not exposed). The questionnaire contained questions on nutritional concepts and on the role of the teacher and the school as a means of promotion of healthy nutritional habits. RESULTS: The studied variables included knowledge, attitude and nutritional practice of the teachers. Tables of contingency were used for the description of the frequencies of the variables and for the Exact Test of Fisher was used for the comparisons between the exposed and non exposed group, with significance rates of 0,05% or 5%. CONCLUSION: It had been observed that the exposed teachers had presented themselves better conceptually prepared and more sensitized in relation to the teacher's role and the school's while transforming reality, demonstrating that the program of school feeding can become a space of learning, production and knowledge production. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Este estudo propôs-se a avaliar os conhecimentos sobre nutrição de professores expostos e não expostos a um programa educativo, que envolveu a utilização de jogos de regra com cunho educativo e lúdico e um plano didático para aplicação das atividades. MÉTODOS: A amostra estudada foi composta de 51 professores (15 expostos e 36 não expostos). O questionário aplicado continha questões sobre conceitos nutricionais e papel do professor e da escola como promotores de hábitos nutricionais saudáveis. RESULTADOS: As variáveis estudadas englobaram conhecimentos, atitudes e práticas nutricionais dos professores. Utilizaram-se tabelas de contingência para descrição das freqüências das variáveis e Teste Exato de Fisher para as comparações entre os grupos expostos e não expostos, com nível de significância de 0,05% ou 5%. Observou-se que os professores expostos ao programa se apresentaram melhor preparados conceitualmente e também mais sensibilizados quanto ao papel do professor e da escola enquanto transformadores da realidade, demonstrando que o programa de alimentação escolar pode tornar-se um espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. pt
dc.format.extent 177-184
dc.language.iso por
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartof Revista de Nutrição
dc.rights Acesso aberto
dc.subject nutrition education en
dc.subject food habits en
dc.subject nutrition en
dc.subject educação nutricional pt
dc.subject hábitos alimentares pt
dc.subject nutrição pt
dc.title Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional pt
dc.title.alternative Knowledge, attitudes and practices of teachers of basic cycle, exposed and non exposed to a Nutrition Education Course en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade do Oeste Paulista Faculdade de Nutrição
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade do Oeste Paulista Faculdade de Nutrição
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de Pediatria
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Depto. de Pediatria
dc.identifier.file S1415-52732004000200004.pdf
dc.identifier.scielo S1415-52732004000200004
dc.identifier.doi 10.1590/S1415-52732004000200004
dc.description.source SciELO



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Name: S1415-52732004000200004.pdf
Size: 82.19Kb
Format: PDF
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