Distúrbios do sono, período escolar e habilidade motora em crianças de 5 anos de idade

Distúrbios do sono, período escolar e habilidade motora em crianças de 5 anos de idade

Título alternativo Sleep disorders and starting time to school impair balance in 5-years-old children
Autor Moran, Cristiane Aparecida Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Prado, Gilmar Fernandes do Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Verificar se distúrbios do sono e diferentes períodos escolares comprometem as habilidades motoras de crianças de 5 anos. Método: Realizou-se estudo transversal com 132 crianças com distúrbios do sono e 136 controles normais de escolas públicas da cidade de São Paulo. Foram utilizados questionários para diagnóstico dos distúrbios do sono e testes para coordenação motora global, motora fina, percepto-motora, equilíbrio estático e dinâmico. Resultados: No teste de equilíbrio estático, mais especificamente na prova pé ante pé, 34 por cento dos meninos do grupo estudo, que estudavam no período da manhã, falharam no teste (p < 0,05). Na prova de apoio monopodal, 62 por cento dos meninos do grupo estudo, que estudavam no período da manhã, falharam no teste (p < 0,05). Conclusão: Este estudo sugere que os distúrbios do sono podem interagir com o período escolar e alterar a performance motora, principalmente de meninos que estudam no período da manhã.
Assunto Criança
Transtornos do sono
Disciplina de cronobiologia
Atividade motora
Idioma Português
Data 2005
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2005. 82 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 82 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21024

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)