Efeitos do antagonista de receptores muscarínicos M1 diciclomina sobre as tarefas de esquiva inibitória e condicionamento de medo ao contexto

Efeitos do antagonista de receptores muscarínicos M1 diciclomina sobre as tarefas de esquiva inibitória e condicionamento de medo ao contexto

Título alternativo Effects of the M1 muscarinic receptor antagonist dicyclomine on inhibitory avoidance and contextual fear conditioning tasks
Autor Soares, Juliana Carlota Kramer Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Oliveira, Maria Gabriela Menezes Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivos: investigar e comparar os efeitos da administração pré e pós-treino de diciclomina sobre o desempenho de ratos submetidos às tarefas de esquiva inibitória (EI) e condicionamento de medo ao contexto (CMC) e, verificar se os efeitos observados com a administração pré-treino de diciclomina nas tarefas de EI e CMC, são devidos à aprendizagem dependente de estado. Métodos: Para cada tarefa ratos Wistar machos receberam tratamento farmacológico com salina ou diciclomina (16 e 32mg/kg, i.p.) nos seguintes tempos: 30 min antes do treino (aquisição); imediatamente após o treino (consolidação); 30 min antes do treino e 30 min antes do teste. Os animais foram submetidos ao teste 24 horas depois de cada treino. Resultados: A aquisição das tarefas de CMC, medida pelo tempo de congelamento dos animais no dia do teste, e da EI, medida pela latência no dia do teste, foi prejudicada pela administração de diciclomina 30 min antes do treino. Por outro lado, dentro dos parâmetros experimentais utilizados, o tratamento após treino não afetou a consolidação de nenhuma das tarefas A administração de diciclomina antes do treino e antes do teste prejudicou ambas as tarefas e o tratamento somente antes do teste provocou uma dissociação entre as duas tarefas, prejudicando a resposta de congelamento ao contexto sem interferir na resposta de esquiva dos animais. Conclusões: Os resultados obtidos mostraram que a diciclomina não afeta a consolidação das tarefas de CMC e EI, sugerindo um envolvimento dos receptores M1 somente na aquisição destas tarefas, e que os efeitos observados com a diciclomina em ambas as tarefas parecem não ser dependente de estado.
Assunto Memória
Emoções
Receptores Muscarínicos
Aprendizagem da Esquiva
Medo
Condicionamento Clássico
Memory
Emotions
Receptors, Muscarinic
Avoidance Learning
Fear
Conditioning, Classical
Idioma Português
Data 2005
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2005. 50 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 50 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20866

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