Modelo experimental de refluxo gastroesofágico em ratos

Modelo experimental de refluxo gastroesofágico em ratos

Título alternativo Experimental model of gastroesophageal reflux in rats
Autor Gaia Filho, Edmilson Vieira Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Goldenberg, Alberto Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Gastroenterologia - São Paulo
Resumo A doença do refluxo gastroesofágico vem despertando o interesse de clínicos e cirurgiões durante a última década, na pesquisa de inovações no diagnóstico e tratamento. A junção esofagogástrica desempenha um papel fundamental na origem desta doença. É responsável por 75% das doenças do esôfago. Os modelos experimentais desenvolvidos utilizam animais de grande e médio porte e/ou não preservam a anatomia original dos órgãos envolvidos. Com o objetivo de desenvolver um modelo experimental de refluxo gastroesofágico em animais de pequeno porte, foi realizada a miectomia no terço inferior do esôfago. Foram observados os seus efeitos em 60 ratos(n= 60), Wistar, distribuídos em 3 grupos, compostos por 20 animais. Os animais do grupo A foram submetidos à miectomia total e os animais do grupo B à miectomia parcial. O grupo C(Sham) foi o grupo controle. Após 30 dias os animais foram submetidos ao estudo radiológico do esôfago e à ressecção do esôfago inferior para estudo anátomo-patológico. Quatorze(14) animais do grupo A apresentaram refluxo de bário no esôfago.Em sete(7) ratos do grupo B e em dois(2) do grupo C, foram observados a presença de Bário no esôfago. As alterações microscópicas de esofagite estiveram presentes nos 3 grupos com intensidade variável. A Perda ponderal predominou nos animais do grupo A (16), porém não existiu diferença estatística. 67 Concluiu-se que a miectomia total provoca refluxo gastroesofágico na maioria dos animais, mostrando ser bom modelo experimental.

A doença do refluxo gastroesofágico vem despertando o interesse de clínicos e cirurgiões durante a última década, na pesquisa de inovações no diagnóstico e tratamento. A junção esofagogástrica desempenha um papel fundamental na origem desta doença. É responsável por 75% das doenças do esôfago. Os modelos experimentais desenvolvidos utilizam animais de grande e médio porte e/ou não preservam a anatomia original dos órgãos envolvidos. Com o objetivo de desenvolver um modelo experimental de refluxo gastroesofágico em animais de pequeno porte, foi realizada a miectomia no terço inferior do esôfago. Foram observados os seus efeitos em 60 ratos(n= 60), Wistar, distribuídos em 3 grupos, compostos por 20 animais. Os animais do grupo A foram submetidos à miectomia total e os animais do grupo B à miectomia parcial. O grupo C(Sham) foi o grupo controle. Após 30 dias os animais foram submetidos ao estudo radiológico do esôfago e à ressecção do esôfago inferior para estudo anátomo-patológico. Quatorze(14) animais do grupo A apresentaram refluxo de bário no esôfago.Em sete(7) ratos do grupo B e em dois(2) do grupo C, foram observados a presença de Bário no esôfago. As alterações microscópicas de esofagite estiveram presentes nos 3 grupos com intensidade variável. A Perda ponderal predominou nos animais do grupo A (16), porém não existiu diferença estatística. 67 Concluiu-se que a miectomia total provoca refluxo gastroesofágico na maioria dos animais, mostrando ser bom modelo experimental.
Palavra-chave Refluxo Gastroesofágico
Esofagite
Modelos Animais
Idioma Português
Data de publicação 2005
Publicado em GAIA FILHO, Edmilson Vieira. Modelo experimental de refluxo gastroesofágico em ratos. 2005. 81 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 81 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20728

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-20728.pdf
Tamanho: 1.312MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta