Educação continuada/educação permanente em enfermagem: uma proposta metodológica

Educação continuada/educação permanente em enfermagem: uma proposta metodológica

Título alternativo Continuing education/permanent education in nursing: a methodological proposal
Autor Silva, Gizelda Monteiro da Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em ciências da saúde – São Paulo
Resumo As organizações hospitalares diante das transformações e mudanças que vêm ocorrendo no contexto político-econômico e social estão buscando formas de adaptação, surgindo, assim, novas idéias, novos conceitos. Inserida nesse cenário, a Enfermagem vem buscando caminhos que superem os desafios encontrados e resgatem a valorização de sua equipe. Esta Tese trata de um Estudo de Caso, utilizando-se das abordagens qualitativa e quantitativa, com o objetivo de analisar o Programa de Educação Continuada do Hospital do Servidor Público Estadual – “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE), em São Paulo, tendo em vista levantar subsídios para o seu aprimoramento em uma perspectiva interdisciplinar. Os dados foram obtidos mediante Entrevista semi-estruturada com as coordenadoras do programa e Questionário, composto de questões abertas e de múltipla escolha, aplicado a 100 enfermeiros de unidades, que trabalhavam no hospital no mínimo há um ano. Para análise dos dados, procedeu-se à Análise de Conteúdo. A aproximação empreendida junto a coordenadores do Programa e enfermeiros de unidades possibilitou revelações importantes da dinâmica que envolve esta prática educativa. Os resultados sugerem inúmeros aspectos fundamentais às discussões e reflexões sobre o desenvolvimento dos processos educativos em enfermagem, identificando desafios a serem superados pelo grupo relacionados às dimensões: conceitual, metodológica, contextual e política. Conclui-se que para se fazer da educação dos profissionais de enfermagem um processo permanente, deve-se considerar o trabalho diário como eixo do processo educativo, fonte de conhecimento e objeto de transformação, que privilegia a participação coletiva e interdisciplinar.

Hospital associations when facing changes and transformations which are occurring in the political-economic and social context, new ideas and new concepts occur, as a result from this adaptation. Inserted in this setting, the nursing area has been searching for new paths that could surpass the challenges found and, which could bring back the value for the nursing staff. This thesis is a case study, oriented by a qualitative and quantitative approach, aiming to analyze the Continuing Education Program of the Public State Hospital – “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE), in the city of São Paulo, and to raise under interdisciplinary perspective subsidies to improve it. A semi-structured interviews were performed with the program’s coordinators and a questionnaire with the nurses. The later consisted of open and multiple choice questions, applied to 100 nurses of the units and who were working in the hospital for at least one year. For analysis of data, the Content Analysis was used. The approximation with the program’s coordinators and nurses allowed important findings on the dynamics involving the educational practice. The results were suggestive of several fundamental aspects for discussions and reflections on the educational process development in nursing, identifying challenges to be surpassed by the group, regarding the following dimensions: conceptual, methodological, contextual and politics. It was concluded that to convert the nursing professional’s education into a permanent process, we must take into account the daily work as the essence of an educational process, knowledge source and object of transformation favoring collective and interdisciplinary participation.
Palavra-chave Educação continuada em enfermagem
Educação em saúde
Comunicação interdisciplinar
Idioma Português
Data de publicação 2005
Publicado em SILVA, Gizelda Monteiro. Educação continuada/educação permanente em enfermagem: uma proposta metodológica. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 104 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20640

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Nome: Publico-20640.pdf
Tamanho: 416.6KB
Formato: PDF
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