O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM

O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM

Título alternativo The teaching of ethics and bioethics in nursery, medical and dental courses in Manaus-Amzon
Autor Monteiro, Plínio José Cavalcante Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em ciências da saúde – São Paulo
Resumo No presente estudo, com abordagem quantitativo-qualitativa, realizado por meio da análise documental, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, foi estudado o ensino da ética/bioética em cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia em três instituições universitárias da cidade de ManausAmazonas-Brasil, em 2004. Os principais resultados mostraram que a ética é ensinada em todos os cursos estudados, sob a forma de disciplina autônoma em 55% dos cursos e disciplina associada em 45% dos cursos. Na maioria dos cursos de enfermagem e medicina a ética é ensinada nos dois primeiros anos da graduação; nos cursos de odontologia a ética é ensinada nos terceiro e quarto anos da graduação. Na maioria dos cursos a ética apresenta tanto conteúdos de ética profissional (deontologia) quanto de bioética. Diversificadas estratégias de ensino-aprendizagem foram utilizadas nos diferentes cursos. As estratégias avaliativas são mais conservadoras, sendo adotadas as provas escritas na maioria dos cursos estudados. O ensino da ética, em regra, está sob responsabilidade de um único professor. A idade média dos docentes é de 46 anos e o tempo de docência variou de 4 (quatro) a 30 (trinta) anos. Somente 01 (um) docente possui doutorado, 02 (dois) docentes possuem mestrado e os outros 06 (seis) docentes são especialistas. Experiência profissional e domínio dos conteúdos foram considerados os principais atributos de um bom professor de ética. Conclui-se que o ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia nas instituições universitárias de Manaus apresentam características bastante semelhantes àquelas verificadas em cursos similares do Brasil e do exterior, com tendência para a melhoria na qualidade deste ensino.

In this current study, by quantitative e qualitative approach, conducted by a survey using documents analysis, questionnaires and interviews, was evaluated the teaching of ethics and bioethics in undergraduate courses of nursing, medicine and dentistry in three universities (public and private) at the city of Manaus-Amazon in 2004. The curricula showed that ethics is taught in all courses, as an autonomous subject in 55% of these courses and associated subject in 45% of these courses. In most courses it presents as may contents of professional ethics (deontology) as of bioethics. Various teaching-learning strategies were used in different courses. Formal evaluative techniques were used as written exams. Only one teacher was responsible for ethics teaching. Forty-six years old was the teachers’ average age and teaching time varied from 4 (four) to 30 (thirty) years. Only one teacher has doctor’s degree, two teachers have master’s degree and others six teachers are specialists. Professional experience and cognitive domain were considered the main attributes to be a good ethics teacher. The author concludes that the teaching of ethics and bioethics in nursery, medical and dental undergraduate courses at colleges of the city of ManausAmazon-Brazil shows very similar characteristics to the others reports, although there appears to be a trend towards improvement of this teaching-learning process.
Palavra-chave Ensino
Ética
Bioética
Enfermagem
Medicina
Odontologia
Idioma Português
Data de publicação 2005
Publicado em MONTEIRO, Plínio José Cavalcante. O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 152 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20579

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Nome: Publico-20579.pdf
Tamanho: 574.4KB
Formato: PDF
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