Avaliação do impacto da cirurgia refrativa na qualidade de vida por meio do questionário NEI-RQL(National Eye Institute Refractive Error Quality of Life)

Avaliação do impacto da cirurgia refrativa na qualidade de vida por meio do questionário NEI-RQL(National Eye Institute Refractive Error Quality of Life)

Título alternativo Evaluation of the impact of refractive surgery on quality of life using the NEI-RQL(National Eye Institute Refractive Error Quality of Life) instrument
Autor Nunes, Larissa Madeira Barros Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Schor, Paulo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Oftalmologia e Ciências Visuais - EPM
Resumo Objetivos: Mensurar o impacto da cirurgia refrativa nos diversos aspectos da qualidade de vida avaliados por meio do questionário National Eye Institute Refractive Error Quality of Life (NEI-RQL). Avaliar a sensibilidade da nossa versão em língua portuguesa do NEI-RQL, para detectar mudanças clinicamente significativas, decorrentes da cirurgia refrativa. Verificar possíveis fatores associados ao aumento nos escores global e da escala “satisfação com correção”, após a cirurgia. Métodos: um total de 96 pacientes da Universidade Federal de São Paulo completaram o NEI-RQL antes e após a realização de cirurgia fotorrefrativa, entre março de 2002 e abril de 2003. Baseados nas respostas dos pacientes, foram calculados escores para cada uma das 13 escalas que compõem o questionário. Foram comparados os escores obtidos antes e após cirurgia. A sensibilidade do questionário foi avaliada por meio do cálculo da magnitude de efeito para cada escala. Foram verificados possíveis fatores associados ao aumento nos escores global e da escala “satisfação com correção”, após cirurgia. Resultados: Verificou-se um aumento estatisticamente significante nos escores de todas as escalas do NEI-RQL. As maiores diferenças entre as médias dos escores pré e pós-operatórios foram observadas, em ordem decrescente, nas escalas “expectativas”, “dependência da correção”, “aparência”, “limitação de atividades”, “satisfação com correção”, “preocupação” e escala global. O questionário mostrou-se sensível para detectar mudanças decorrentes da cirurgia refrativa, tendo a magnitude de efeito variado de 0,4, na escala “ofuscamento” a 4,19, na escala “expectativas”. Dos fatores pré-operatórios avaliados, os únicos que mostraram correlação estatisticamente significante (negativa) com o aumento nos escores global e da escala “satisfação com correção” após cirurgia foram os escores pré-operatórios do questionário. Conclusões: O questionário NEI-RQL mostrou-se sensível para detectar mudanças clinicamente significativas na qualidade de vida, decorrentes da cirurgia fotorrefrativa, tendo-se verificado aumento nos escores de todas as escalas do NEI-RQL. Os fatores sexo, idade, escolaridade, tipo de correção e equivalente esférico pré-operatórios não se mostraram associados ao ganho nos escores das escalas global e “satisfação com correção”, após cirurgia. Escores pré-operatórios menores parecem associados a um maior aumento nos escores “global” e da escala “satisfação com correção” após cirurgia.
Assunto Qualidade de Vida
Questionários
Terapia a Laser
Idioma Português
Data 2005
Publicado em NUNES, Larissa Madeira Barros. Avaliação do impacto da cirurgia refrativa na qualidade de vida por meio do questionário NEI-RQL (National Eye Institute Refractive Error Quality of Life). 2005. 109 f. Tese (Doutorado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 109 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20547

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: Tese-9160.pdf
Tamanho: 2.855Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)