GEMA - Capacitação a distancia no gerenciamento da manutenção de equipamentos médico-hospitalares: planejamento, desenvolvimento e avaliação dos instrumentos de gestão

GEMA - Capacitação a distancia no gerenciamento da manutenção de equipamentos médico-hospitalares: planejamento, desenvolvimento e avaliação dos instrumentos de gestão

Título alternativo Distance Training on Medical and Hospital Equipament Maintence Management
Autor Ramos, Monica Parente Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Sigulem, Daniel Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Gestão e informática em saúde – São Paulo
Resumo Introdução: A velocidade da renovação dos saberes e a demanda por formação deste século têm desafiado instituições de ensino e empresas públicas e privadas, a preparar profissionais capazes de - e dispostos a - aprender ao longo das suas vidas. Embora a sala de aulas ainda seja o meio de escolha preferencial para o processo de ensino-aprendizagem, muitas instituições passaram a adotar a Internet como solução e ambiente ideal para a realização de seus treinamentos. O Ministério da Saúde, por exemplo, com o Programa denominado Reforsus financiou, através de concorrências públicas, uma série de projetos com a finalidade de capacitar os recursos humanos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Um desses projetos, denominado Capacitação a Distância em Gerenciamento da Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares (GEMA) é o objeto desta tese. O GEMA foi realizado no período de janeiro a maio de 2003 com a participação de 3.141 alunos e 67 tutores e coordenadores de tutoria. Objetivo: descrever a infra-estrutura geral do projeto: a metodologia proposta para o treinamento e o sistema informatizado de tutoria e gestão educacional desenvolvido para atender o modelo, e avaliar, a partir do ponto de vista dos tutores, todo o processo: da metodologia aos instrumentos desenvolvidos. Métodos: foi desenvolvida uma metodologia para a gestão do GEMA, hierarquizada, regionalizada e colaborativa e, com base nela, um sistema de gerenciamento, em plataforma web, que foram avaliados, através de 2 questionários, em dois momentos distintos: após um treinamento realizado com a finalidade de selecionar os tutores que atuariam no GEMA e ao término do treinamento dos alunos. Foram aplicadas 4 técnicas estatísticas para avaliar as questões objetivas, e uma análise qualitativa de conteúdo, para avaliar as questões abertas dos instrumentos. Resultados: a metodologia hierarquizada, regionalizada e colaborativa para a capacitação a distância de profissionais em serviço e o sistema informatizado desenvolvido para suportá-la são apresentados. Conclusão: por meio da análise fatorial, conclui-se que os instrumentos foram adequados e evidenciaram a diversidade regional esperada. Também é discutida, com base nas respostas livres da análise de conteúdo, a necessidade do replanejamento total das atividades para enfrentar eventuais alterações na proposta original e, nesse sentido, é sugerida uma lista de recomendações para a realização de capacitações a distância futuras.
Palavra-chave Educação a distância
Informática médica
Manutenção de equipamento
Planejamento
Idioma Português
Data de publicação 2004
Publicado em RAMOS, Monica Parente. GEMA - Capacitação a distancia no gerenciamento da manutenção de equipamentos médico-hospitalares: planejamento, desenvolvimento e avaliação dos instrumentos de gestão. 2004. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2004.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 175 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20393

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-20393.pdf
Tamanho: 7.584MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta