Reconhecimento de palavras e nao-palavras em diferentes formas e tempos de exposicao

Reconhecimento de palavras e nao-palavras em diferentes formas e tempos de exposicao

Título alternativo Identifying words and nonwords in different forms and in different time of exposure
Autor Nepomuceno, Pablo Felicio Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: 0 objetivo deste trabalho foi o de identificar o melhor tempo e a melhor forma de exposicao de palavras e nao - palavras, para a leitura de escolares, considerando a caracteristica psicolinguistica frequencia de aparecimento para todas series escolares envolvidas. Material e Metodo: Foram analisadas 8484 respostas de acerto de leitura de palavras e nao - palavras inteiras e segmentadas, apresentadas nos tempos de 300 ms, 500ms e 750 ms de exposicao. As leituras foram realizadas por um grupo de escolares, higidos, de 1a a 4a series do Ensino Fundamental. Para a realizacao do estudo foram transcricoes canonicas recolhidas a partir da leitura em voz alta realizada por um grupo de 110 alunos. Tais respostas estavam arquivadas em protocolos de registro de leitura dos quais constavam nome, idade e escolaridade da crianca submetida ao teste, data de aplicacao do teste e numero de acertos e erros cometidos pela crianca. Eram 26 protocolos de alunos de 1 a serie, 29 da 2a serie, 31 protocolos da 3a serie e 24 protocolos de alunos de 4a serie. Os itens para a leitura foram apresentados por meio de software em monitor de video de um microcomputador. Em cada um dos protocolos foi encontrado o registro de 90 respostas de leitura. Foram analisados 4 tipos de protocolos, distintos pelas palavras selecionadas segundo a escolaridade dos individuos testados Todas as situacoes foram determinadas pelas interacoes entre forma e tempo de apresentacao dos itens e caracteristicas de familiaridade da palavra. Para a analise estatistica utilizaram-se os testes nao - parametrico para k amostras nao independentes de Friedman, complementado quando necessario pelo teste de comparacoes multiplas e o teste nao - parametrico para duas amostras nao independentes de Wilcoxon. Em todos os casos o nivel de rejeicao para a hipotese de nulidade foi sempre igual ou menor do que 0,05 (5 por cento). Resultados: A analise das respostas de desempenho no reconhecimento dos itens de leitura mostrou que os melhores tempos de exposicao foram o de 750ms para itens inteiros, seguido de 500 ms para itens segmentados. A melhor forma de apresentacao dos itens foi a segmentada para a 2a e 3a series, sendo que a 4a. serie reconheceu melhor itens inteiros. Na 1 a. serie o desempenho foi igual para ambas as formas de apresentacao. Conclusao: 0 melhor tempo e a melhor forma de apresentacao variaram conforme a serie, e a familiaridade do item de leitura
Palavra-chave Leitura
Avaliação
Estudantes
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 114 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 114 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19990

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