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A tecnologia assistiva no cotidiano de pessoas com hipofosfatemia ligada ao x (xlh)
(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-09) Szram, Maryana Helen [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Vasques, Vanessa Giovana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3095525553182069; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; https://lattes.cnpq.br/8677035129318646; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A hipofosfatemia ligada ao X (XLH) é uma condição genética rara que afeta a saúde física e social de indivíduos. Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos produtos assistivos utilizados no cotidiano de adultos com XLH e conhecer a percepção deles acerca desses recursos. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, contou com a participação de sete brasileiros entre 18 e 43 anos, e utilizou entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Os dados obtidos evidenciaram os produtos de Tecnologia Assistiva (TA) mais utilizados e a opinião dos participantes acerca da melhora da dor, desempenho ocupacional, facilidade da realização das atividades e promoção de independência graças à TA. Já a análise de conteúdo temática trouxe 3 núcleos temáticos, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: (1) Desvios de Funções Fisiológicas e Estruturas; (2) Atividades e Participação; (3) Fatores Ambientais. Embora a expressão do XLH seja semelhante entre os indivíduos, a pesquisa destacou a importância de um cuidado personalizado e integral, para melhor compreender as necessidades desse cotidiano e qual produto assistivo poderia auxiliar na funcionalidade, promovendo melhora no desempenho, autonomia, independência e participação social.
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Acesso aberto (Open Access)
Avaliação clínica e instrumental da função mastigatória em indivíduos com fissura de lábio e/ou palato
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-16) Constantino, Esther [UNIFESP]; Bommarito, Silvana [UNIFESP]; Ferlin, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9580080241599017; http://lattes.cnpq.br/5606969949793059; http://lattes.cnpq.br/1175829870468990
Introdução: As fissuras de lábio e/ou palato são anomalias craniofaciais que impactam nas funções orofaciais, como mastigação e fala, devido às alterações estruturais do sistema estomatognático. A mastigação, essencial para o processo digestório, pode ser prejudicada nesses indivíduos, afetando a sua qualidade de vida. Objetivo: Avaliar a função mastigatória de indivíduos com fissura de lábio e palato unilateral ou bilateral e fissura de palato completa operadas e comparar os dados da avaliação clínica com a instrumental. Além disso, objetivou-se comparar os dados obtidos da avaliação entre os tipos de fissura. Métodos: Estudo envolvendo 16 participantes: 08 no grupo experimental (com fissuras de lábio e/ou palato) e 08 no grupo controle (sem fissura). Foram realizadas anamneses, avaliações clínicas (mobilidade e tônus dos lábios, língua e bochechas e função da mastigação) e instrumentais (força máxima de mordida e pressão de lábios e língua). Os dados receberam tratamento estatístico para identificar diferenças significativas entre os grupos controle e experimental e entre os tipos de fissura. Resultados: O grupo experimental apresentou mobilidade reduzida de lábios e língua, bem como menor força de mordida e pressão de língua, comparado ao controle. O padrão mastigatório bilateral alternado prevaleceu em ambos os grupos, mas o tempo de mastigação foi maior no grupo controle (15,36 segundos) do que no experimental (12,60 segundos). Alterações como contração de músculos não esperados foram observadas em 100% dos participantes com fissura. Conclusão: A função da mastigação em indivíduos com fissura de lábio e palato uni ou bilateral e fissura de palato completa operadas e isoladas apresentou maior prejuízo comparada ao grupo controle quanto a função mastigatória, havendo correspondência direta com a avaliação instrumental, que apresentou menor força de mordida e menor pressão de lábios, dorso e ponta de língua.
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Acesso aberto (Open Access)
Aplicação do modelo encoder decoder LSTM para previsão de geração fotovoltaica
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-16) Arruda, Fernando Vasconde de [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; Almeida, Marcelo Pinho; http://lattes.cnpq.br/2541127699182124; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/4695805938100040; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Um dos pilares para o desenvolvimento tecnológico da sociedade moderna é a energia elétrica, cujo consumo vem crescendo com os avanços tecnológicos. Grande parte da geração de eletricidade provém de combustíveis fósseis; contudo, as fontes renováveis têm ganho destaque devido aos pactos globais que visam à redução da emissão de gases de efeito estufa com o objetivo de controlar o aumento da temperatura do planeta. O recurso solar é uma alternativa importante para essa transição energética, mas ainda existem desafios tecnológicos que precisam ser superados para ampliar sua utilização. A intermitência da geração fotovoltaica, associada às condições meteorológicas, é um dos principais desafios. Este trabalho aplicou uma metodologia de previsão de geração fotovoltaica para um horizonte de 1 a 3 horas baseada em redes neurais utilizando uma arquitetura conhecida como Encoder-Decoder Long Short-Term Memory (EDLSTM). Esse modelo é altamente eficiente para problemas conhecidos como seq2seq, onde uma sequência de dados é usada como entrada e outra sequência é gerada como saída. O funcionamento do modelo envolve dois componentes: o encoder, que comprime a sequência de entrada em um vetor de comprimento fixo, e o decoder, que descomprime esse vetor para obter a sequência de previsão. Para o treinamento, foram utilizados dados meteorológicos e a série histórica da potência do gerador fotovoltaico localizado na Universidade de São Paulo. A série histórica abrange o período de 2018 a 2022, sendo que os dados de 2018 a 2021 foram usados para treinamento e validação, enquanto os dados de 2022 foram reservados para testes. Foram considerados quatro grupos de atributos de entrada, sendo dois com variáveis atmosféricas e dois com a série histórica de potência. O algoritmo de Grid Search foi implementado para identificar os melhores hiperparâmetros para a topologia das redes. A avaliação do modelo foi realizada utilizando a Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE), o Erro Médio de Viés (MBE) e o Erro Absoluto Médio (MAE), normalizados tanto pela potência nominal do gerador quanto pela média da geração observada (pRMSE, pMBE e pMAE). Além disso, foi utilizado o Skill Score (SS), que compara o desempenho do modelo estudado com um modelo de persistência baseado no índice de claridade de céu claro. Os modelos que utilizaram os atributos de potência como entrada para o treinamento do modelo obtiveram melhor desempenho, com destaque para os modelos EDLSTM P, que apresentou índices de Skill Score variando entre 14,42% e 47,95%, e o EDLSTM PAZ, com índices variando entre 15,16% e 48,67%. Esses dois modelos apresentaram valores positivos de Skill Score em condições de céu claro, nublado e parcialmente nublado, para os três horizontes de previsão.
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Acesso aberto (Open Access)
Inclusão/exclusão de estudantes autistas no ensino médio e técnico integrado: uma análise das narrativas de professores e estudantes
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Muniz, Mayara Lybia Silva [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; http://lattes.cnpq.br/0807391946977323
Esta pesquisa investigou os elementos envolvidos nos processos de inclusão/exclusão de estudantes autistas, tendo como foco suas narrativas e as de atores sociais em uma instituição de ensino médio técnico integrado. O objetivo foi compreender como se manifestam, na prática, as políticas de inclusão, as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas para lidar com as especificidades desses estudantes. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, ancorada em narrativas e entrevistas realizadas com quatro professores e dois estudantes autistas, com a aplicação prévia de questionários a 14 membros da equipe de apoio educacional e professores. Os dados coletados permitiram analisar as experiências e percepções de inclusão/exclusão a partir das estratégias pedagógicas, adaptações realizadas por professores e as vivências escolares dos estudantes autistas. Entre as narrativas, destaca-se um contraste entre o discurso das políticas de inclusão e sua efetivação prática. Professores relataram a necessidade de mais formação e recursos, enquanto os estudantes apontaram a importância de reconhecimento de suas necessidades individuais e experiências, muitas vezes marcadas por práticas inclusivas e excludentes. A partir das análises, a tese discute que, embora haja avanços legais e institucionais, as práticas inclusivas ainda são limitadas por barreiras estruturais e capacitismo. O estudo reafirma a necessidade de uma mudança paradigmática na abordagem da inclusão escolar, promovendo uma prática educacional que celebre a diversidade como elemento central do ambiente pedagógico.
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Acesso aberto (Open Access)
Brincar com elementos de natureza na Educação Infantil: contribuições de Therezita Pagani
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-07) Castro, Viviane de Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490
Esta pesquisa de conclusão de curso busca investigar as contribuições da educadora Thereza Soares Pagani para pensar a Educação Infantil a partir do brincar e o contato com a natureza. A realização da pesquisa se justifica pela necessidade de se pensar propostas educativas que contribuam para o desemparedamento das crianças pequenas, para o oferecimento de uma educação que garanta o direito das crianças à natureza e a brincadeira. As ideias da educadora, mais conhecida como Therezita Pagani, e contribuições para a Educação Infantil, são nacionalmente reconhecidas, porém ainda pouco investigadas no campo das pesquisas no campo da Pedagogia. Desse modo, a pesquisa será desenvolvida de maneira qualitativa a partir da realização de um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre a temática e da análise de entrevistas, reportagens, vídeos e documentários sobre Therezita, disponíveis na internet. A partir dos dados coletados espera-se trazer um panorama de suas ideias e concepções para o campo da Educação Infantil, enfatizando a importância do brincar para a criança, a necessidade do contato da natureza nos primeiros anos de vida. A pesquisa busca contribuir nas oportunidades que as crianças têm de se desenvolverem a partir dos elementos da natureza na Educação Infantil.