Integrando fonoaudiologia e escola

Integrando fonoaudiologia e escola

Título alternativo Speech-language therapy and school: a suggestion for reading-writing disorders prevention
Autor Brasil, Christina Cesar Praca Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Elaborar e aplicar o software Integrando Fonoaudiologia e Escola para sensibilizar professores do Ensino Fundamental sobre a Fonoaudiologia Educacional e a prevencao do Disturbio de Leitura e Escrita (D.L.E.), favorecendo a estimulacao dessas habilidades, a deteccao precoce de criancas com dificuldades e o seu encaminhamento para profissionais especializados. Metodo: Foi realizada uma pesquisa quantitativa transversal realizada em tres etapas, da qual participaram 39 professores de Ensino Fundamental (1a a 4a series) de quatro escolas previamente selecionadas. Resultados: Antes da aplicacao do software, 58,97 por cento (23) dos professores consideravam a funcao do fonoaudiologo educacional como preventiva e terapeutica; 82,05 por cento (32) referiu ter alunos com algum tipo de dificuldade de leitura e escrita; 66,67 por cento (26) nao se julgava preparado para lidar com esses alunos e 53,85 por cento (21) nao receberam treinamento para esse fim. Apos o treinamento, 92,31 por cento (36) dos professores consideraram-no otimo; 38,46 por cento (15) referiu como muito seu conhecimento sobre Fonoaudiologia e 46,15 por cento (18) como suficiente. Outro aspecto foi o ganho de conhecimento dos professores treinados sobre a funcao do fonoaudiologo educacional, visto que 82,05 por cento (32) passou a classifica-la como preventiva e 94,87 por cento (37) pretendem encaminhar seus alunos para o fonoaudiologo. Conclusao: O treinamento com a aplicacao do software atingiu plenamente seus objetivos, uma vez que sensibilizou os professores com relacao a atuacao do fonoaudiologo na escola, alem de alertar e oferecer subsidios para a compreensao da importancia para a estimulacao das habilidades de leitura e escrita, a identificacao de criancas com D.L.E. e o seu encaminhamento para o fonoaudiologo
Palavra-chave Dislexia/prevenção & controle
Informática Médica
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 115 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 115 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19971

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta