Atuacao fonoaudiologica na presbifonia: a eetividade de uma proposta terapeutica

Atuacao fonoaudiologica na presbifonia: a eetividade de uma proposta terapeutica

Título alternativo Phonoaudiological treatment in presbyphonia: the efectiveness of a therapeutic proposal
Autor Venites, Juliana Paula Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Determinar o nivel e o impacto da informatizacao em unidades de atendimento oftalmologico de pequeno e medio porte (ate 5000 atendimentos por mes). Metodos: Foram aplicados questionarios, via internet e via fax, a 400 unidades de atendimento oftalmologico; 56 responderam, e 06 foram excluidas por terem mais de 5000 atendimentos por mes. As unidades foram divididas em 05 niveis, com relacao ao nivel de informatizacao: nivel 01 - sem informatizacao, ou nao utiliza o computador para uso profissional; nivel 02 - informatizacao de apenas 01 setor (operacional ou administrativo ou financeiro ou de atividades medicas); nivel 03 - informatizacao de 02 setores (operacional e/ou administrativo e/ou financeiro e/ou atividades medicas); nivel 04 - informatizacao de 03 setores (operacional e/ou administrativo e/ou financeiro e/ou de atividades medicas); nivel 05 - informatizacao de todos os setores. Resultados: Das 50 unidades de atendimento oftalmologico avaliadas, 09 apresentaram nivel 01 de informatizacao, 05 unidades apresentaram nivel 02,16 unidades apresentaram nivel 03, 08 unidades apresentaram nivel 04 e 12 unidades apresentaram nivel 05. Das 41 unidades informatizadas, todas apresentaram setor operacional informatizado, e 88 por cento destas unidades observaram melhora no atendimento ao publico com este setor informatizado; 14 unidades apresentaram setor administrativo informatizado, e todas as 14 unidades observaram melhora no controle administrativo com este setor informatizado; 27 unidades apresentaram setor financeiro informatizado, e 93 por cento destas unidades observaram melhora no controle financeiro com este setor informatizado; 28 unidades apresentaram setor de atividades medicas informatizado, e 89 por cento destas unidades observaram melhora no atendimento medico com este setor informatizado. Conclusoes: Das 50 unidades de atendimento oftalmologico estudadas, 82 por cento tem 01 ou mais setores da unidade informatizada e observa-se um impacto positivo da informatizacao em todos os setores que foram informatizados
Palavra-chave Voz
Fonoterapia
Idoso
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 94 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 94 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19840

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