Treinamento de professores para o desenvolvimento da educacao social e afetiva

Treinamento de professores para o desenvolvimento da educacao social e afetiva

Título alternativo Teacher's training for the developmemnt of social and affective education: comparative analysis based on TRF and YSR data
Autor Silva, Dalva Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O presente estudo apresenta os resultados do treinamento de professores utilizando o Modulo I: melhorar o clima da classe, do Programa de Educacao Social e Afetiva elaborado por Trianes e Munoz. Teve por objetivos verificar os efeitos desse treinamento, assim como as mudancas de percepcao dos professores e dos alunos, quanto aos perfis destes jovens, em relacao as competencias ou dificuldades comportamentais e emocionais. Foram utilizados, os seguintes instrumentos: Atividades do Modulo I, Guia de Observacao dos Efeitos da Aplicacao do Modulo I, Teacher's Report Form - TRF - e Youth Self Report - YSR. Os resultados apontaram efeitos positivos em relacao ao treinamento, bem como mudancas positivas em relacao a percepcao dos professores sobre os alunos e destes sobre si mesmos. Contudo, encontrou-se discordancia de percepcao entre ambos (professores e alunos). E importante que a escola assuma, de forma deliberada, a capacitacao de professores para o desenvolvimento da educacao social e afetiva
Palavra-chave COPETENCIA PROFISSIONAL
Ciência DO COMPORTAMENTO
Relações Interpessoais
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 133 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 133 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19788

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta