Comerciais veiculados em programacao infanto-juvenil de canais abertos de TV e sua relacao com escolha de alimentos em amostra de escolares

Comerciais veiculados em programacao infanto-juvenil de canais abertos de TV e sua relacao com escolha de alimentos em amostra de escolares

Título alternativo Advertisement in infant-juveniles programs in open television channels and its relation with students food choices
Autor Halpern, Gabriela Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: O aumento da obesidade e dos disturbios alimentares em criancas e adolescentes muitas vezes tem sido associado ao conteudo de propagandas de alimentos em meios de comunicacao. Objetivo: Identificar o numero e conteudo de comerciais de alimentos veiculados nos programas direcionados ao publico infantil e adolescente em canais abertos de televisao e verificar a possivel influencia dos mesmos numa amostra de escolares. Metodos: Foram gravados 30 dias de programacao infanto-juvenil em tres emissoras de canal aberto de televisao. Os comerciais de alimentos foram selecionados e analisados. Apos entrevista feita com 235 alunos de escola publica e privada da 1a a 4a series do ensino fundamental, correlacionou-se os anuncios observados com o que era consumido por eles nos intervalos das aulas e o que pediam que seus pais comprassem a partir do que viram na televisao. Resultados: Na amostra de programas gravados, o grupo dos alimentos foi a principal categoria anunciada (22,2 por cento). Dos 38 alimentos anunciados no periodo, verificou-se que a maioria era rica em gordura e acucar. Caracteristicas nutricionais foram mencionadas em 5 comerciais (13,15 por cento). Na entrevista com os estudantes, constatou-se que 36 por cento trazia lanche exclusivamente de casa e os alimentos mais consumidos eram pao com algum recheio e bolacha recheada. A cantina da escola particular contava com uma maior opcao de lanches do que a da publica. Eram os pais ou responsaveis que decidiam o lanche de cerca de 60 por cento dos entrevistados Todos os alimentos anunciados na programacao infantil foram, em algum momento citados durante a entrevista. Conclusoes: Com base nos dados obtidos, conclui-se que os comerciais de alimentos utilizam apelos que despertam a atencao dos consumidores infantis e os incita a solicitar ou consumir os alimentos anunciados, indicando uma relacao entre os anuncios e a escolha alimentar desta pequena amostra de escolares brasileiros Sugere-se programas de educacao nutricional direcionado as criancas, seus pais e professores, para permitir melhores escolhas alimentares. Para seu sucesso acredita-se que devem envolver os meios de comunicacao mais utilizados por este publico (com destaque a televisao) e, principalmente, as estrategias de marketing utilizadas na bem sucedida divulgacao dos produtos alimentares
Palavra-chave Propaganda
Alimentos
Criança
Hábitos Alimentares
Serviços de Alimentação
Televisão/utilização
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 105 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 105 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19752

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