Desenvolvimento de modelo de Gestão de qualidade em um servico de hemodialise

Desenvolvimento de modelo de Gestão de qualidade em um servico de hemodialise

Título alternativo Development of a quality management system in a hemodialysis service
Autor Carvalho, Cristiane Oshiro Mocelin de Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A busca da qualidade na prestacao de servicos a Saúde e uma necessidade tecnica e social e atividades de acreditacao e certificacao de organizacoes, inclusive na nefrologia, sao cada dia mais frequentes. Desse modo, os nefrologistas e a alta direcao dos servicos precisam se familiarizar e incorporar metodologias da melhoria da qualidade nas atividades diarias para a obtencao dos melhores resultados possiveis em suas intervencoes. A melhoria continua da qualidade/Gestão da qualidade total se mostra como uma abordagem extremamente apropriada para a melhoria dos processos e resultados, uso mais eficiente de recursos com a possibilidade de reducao de custos. Objetivos: Organizar o atendimento ao paciente com insufiCiência renal cronica submetido a hemodialise atraves do desenvolvimento e implementacao de um sistema de Gestão da qualidade que utilize a metodologia da melhoria continua da qualidade, que esteja em conformidade com as normas da portaria 82 do Ministerio da Saúde e que atenda aos requisitos dos programas de acreditacao da Joint Comission on Accreditation of Health Care Organizations, Organizacao Nacional de Acreditacao, de certificacao pela ISO 9001:2000 e do Premio Nacional da Qualidade. Metodos: O desenvolvimento do sistema de Gestão da qualidade foi realizado no Centro de Dialise Einstein (CDE), do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo. Resultados: Desenvolvimento de um sistema de Gestão da qualidade com a descricao de um manual, organizacao das atividades em processos criacao de um sistema de gerenciamento eletronico de informacoes, uniformizacao das condutas, uso de indicadores de desempenho, sistema de controle de eventos adversos e avaliacao da satisfacao dos clientes. Conclusoes: O processo de melhoria da qualidade e um bom investimento no mercado cada vez mais competitivo e requisitante. Todos tem que estar envolvidos, principalmente a coordenacao do servico. A busca da qualidade nao pode ser delegada e o nefrologista e peca chave nessa atividade
Palavra-chave Diálise Renal
Gestão da Qualidade
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Idioma Português
Data de publicação 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 113 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 113 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18960

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