Título alternativo | Teaching and learning ethics in the nursing course: from latent to manifest conduct |
Autor |
Ferreira, Heliane Moura
![]() ![]() |
Resumo | Este estudo emergiu da necessidade de desvelar como docentes e alunas vivenciam o processo ensino-aprendizagem da etica durante a Graduacao em Enfermagem. A pesquisa e de natureza qualitativa, na vertente fenomenologica e o procedimento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista semi-estruturada contendo uma questao norteadora, alem dos dados de identificacao. Os sujeitos da pesquisa foram docentes-enfermeiras e graduandas do Curso de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior na cidade de Londrina-Parana. A essencia do fenomeno se revelou em tres categorias abertas : A Etica e o Processo de Trabalho em Saúde; Ensinar e Aprender a Saber-Ser; Os Principios Eticos e a Praxis da Enfermagem. A pesquisadora, alem de estabelecer algumas diretrizes curriculares para o ensino da etica nos Curriculos de Graduacao em Enfermagem no Brasil, ressalta que as docentes precisam buscar fundamentacao epistemologica para fomentar o ensino da etica, como tambem se faz necessario uma nova pratica educacional que integre o ensino elementar, medio e superior com a realidade tendo como pedra angular os direitos humanos e como meta na formacao dos profissionais o saber, o fazer e fazer sempre o que e justo |
Palavra-chave |
Ética em Enfermagem
Aprendizagem Ensino Currículo Educação Superior |
Idioma | Português |
Data de publicação | 2004 |
Publicado em | São Paulo: [s.n.], 2004. 296 p. |
Publicador | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Extensão | 296 p. |
Direito de acesso | Acesso restrito |
Tipo | Tese de doutorado |
Endereço permanente | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18911 |
Arquivo | Tamanho | Formato | Visualização |
---|---|---|---|
Não existem arquivos associados a este item. |