Aspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita

Aspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita

Alternative title Psychomotor aspects of children with writing and reading disorders
Author Marinho, Clenia Regia Saboia Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Objetivo: Caracterizar o comportamento psicomotor de um grupo de escolares com DLE, segundo as variaveis faixa etaria e atividade psicomotora. Metodo: Foi realizada uma pesquisa de analise descritiva e quantitativa, da qual participaram 40 escolares com disturbio de leitura e escrita, de ambos os sexos, na faixa etaria de 7 anos a 10 anos e 11 meses de idade. Os dados foram coletados no Nucleo de Assistencia Medica Integrada, para se obter a descricao dos comportamentos psicomotores atraves de entrevista e avaliacao psicomotora(Picq e Vayer, 1988), que constou de provas que avaliaram as atividades : coordenacao dinamica das maos, coordenacao dinamica geral, equilibrio(controle postural),controle segmentario(controle do proprio corpo), organizacao espacial(orientacao de direita-esquerda), estruturacao espaciotemporal, dominancia lateral e rapidez. Resultados: Verificou-se que os escolares com disturbio de leitura e escrita falharam em qualquer que fosse a faixa etaria em pelo menos uma das provas propostas pela avaliacao, apresentando em comum, em todas as faixas etarias, desempenho inferior ao esperado para suas idades nas provas de equilibrio e rapidez, e desempenho acima do esperado para a sua idade na prova de estruturacao espaciotemporal em todas as faixas etarias. A dominancia lateral homogenea ou cruzada nao influenciou na realizacao das provas, mostrando que nao houve diferenca estatisticamente significante entre as medias de resposta encontradas para as diferentes provas. Ao se comparar as faixas etarias e a media de resposta encontrada em cada faixa etaria para cada prova, observou-se que existe atraso psicomotor de um ano, dois anos e ate tres anos, dependendo da prova. Conclusao: Os escolares com DLE, de todas as faixas etarias, falharam em duas ou mais atividades psicomotoras e evidenciaram atrasos maiores ou menores em seus comportamentos psicomotores
Keywords Dislexia
Desempenho Psicomotor
Language Portuguese
Date 2004
Published in São Paulo: [s.n.], 2004. 87 p.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 87 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18809

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account