Alternative title | Nursing physical examination of the term neonate: self-instructional software |
Author |
Fernandes, Maria das Gracas de Oliveira
![]() ![]() |
Abstract | Esta pesquisa estudou a elaboracao de um software voltado a enfermagem neonatologica cujo conteudo e o exame fisico de recem-nascido a termo (RNT) com o intuito de contribuir com os docentes de enfermagem e com o crescimento e autodesenvolvimento do graduando no conhecimento desse procedimento e constituir-se em alicerce para elaborar o ensino deste conteudo por meio de modulos auto-instrucionais. A tecnologia atual dispoe de meios que podem inovar a metodologia de ensino e, desse modo os modulos auto-instrucionais foram elaborados em forma de software, seguindo as fases de planejamento, desenvolvimento do conteudo e avaliacao. Foram empregados os recursos de multimidia, hipertexto, desenho, figuras intitulados Exame fisico do RN, modulos auto-instrucionais. A construcao dos modulos foi baseada na teoria moderna da aprendizagem de GAGNE e estruturados no plano Keller e no enfoque sistemico, sendo adaptados, conforme a proposta de Instrucao Auxiliada pelo Computador (CAI) de PRICE. Os objetivos da pesquisa foram a elaboracao e avaliacao do conteudo dos modulos auto-instrucionais para serem utilizados como estrategia de ensino na graduacao de enfermagem. O conteudo do software fundamentou-se no dominio das tecnicas e conhecimento voltados ao RNT que, apos sua estruturacao, foi avaliado por 11 peritas da area de enfermagem neonatologica, para os 42 itens emitiram conceitos: bom ou excelente |
Keywords |
Enfermagem Neonatal
Ensino Exame Físico |
Language | Portuguese |
Date | 2004 |
Published in | São Paulo: [s.n.], 2004. 140 p. |
Publisher | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Extent | 140 p. |
Access rights | Closed access |
Type | Dissertation |
URI | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18793 |
File | Size | Format | View |
---|---|---|---|
There are no files associated with this item. |