A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico

A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico

Título alternativo The anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical center
Autor Coutinho, Raquel Machado Cavalca Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Friedlander, Maria Romana Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado
Palavra-chave Ansiedade
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem de Centro Cirúrgico
Idioma Português
Data de publicação 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 189 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 189 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787

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