Vantagens e desvantagens de uma clinica oftalmologica em um centro de compras, segundo visao dos clientes

Vantagens e desvantagens de uma clinica oftalmologica em um centro de compras, segundo visao dos clientes

Título alternativo Advantages and disadvantages of an ophthalmologic clinic in a shopping center, acording to the customers view
Autor Barroca, Renato Peres Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A cada dia, a competicao, na area de Saúde, torna-se mais acirrada e, para a sobrevivencia profissional, e imperativo vislumbrar novos nichos de atuacao. A oftalmologia e uma especialidade que evoluiu, principalmente, nas ultimas tres decadas, coincidindo com um crescente aumento tecnologico e surgimento da necessidade de evolucao na administracao hospitalar. capacitando-a acompanhar a grande complexidade gerencial gerada. Em todo setor que existe avanco de tecnologia e incorporacao de inovacoes, as quebras de paradigmas estao presentes, levando a um evidente aumento na necessidade de planejamento estrategico bem elaborado. Alem disso, qualquer organizacao que busque competitividade e qualidade deve ter o foco no cliente e pensar no futuro com metodos para permanecer no ramo e estabelecer um compromisso inabalavel com a qualidade e produtividade. A Gestão centrada nos clientes e uma estrategia voltada para a conquista e retencao dos pacientes. A implementacao de estrategias de gestoes, na area de Saúde, com visao de futuro de longo alcance e orientadas para os clientes esta no topo das prioridades em todo o mundo, com a sociedade exigindo uma ampla transformacao nas praticas gerenciais do setor. Dentro destes novos conceitos de gerenciamento em Saúde esta a utilizacao de clinicas em centros de compras. Este estudo tem por finalidade determinar os principais motivos da preferencia dos clientes que buscaram o atendimento oftalmologico na unidade do Hospital de Olhos de Pernambuco, localizada no Plaza Shopping Casa Forte, no periodo de 17 de marco a 02 de abril de 2003, assim como identificar as desvantagens deste atendimento e estudar o uso do centro de compras como local para consultas medicas e opcao de investimento para as organizacoes de Saúde. Com a aplicacao de um questionario, entrevistou-se 73 clientes. A localizacao foi a principal vantagem apontada (47 respostas, 23,6 por cento), seguido pela possibilidade de fazer varias atividades no mesmo local (43 respostas, 21,6 por cento), ambiente (39 respostas, 19,6 por cento), pronto atendimento (33 respostas, 16,6 por cento) e facilidade de estacionar (32 respostas, 16,1 por cento). Apenas 17 (24,6 por cento) pacientes relataram algum tipo desvantagem, com a principal desvantagem sendo a falta de outros exames oftalmologicos complementares, com seis (31,6 por cento) queixas, seguido pela demora no atendimento (quatro respostas, 21,0 por cento); falta de equipamentos para emergencias, ambiente da clinica e queixas com o estacionamento do centro de compras com duas respostas cada (10,5 por cento); horario de funcionamento da clinica, presenca de varios medicos diferentes e excesso de atrativos para criancas fora da clinica, prejudicando o atendimento dos mesmos, com uma (5,3 por cento) citacao cada. A formacao de clinicas e centros medicos em centros de compras esta crescendo em todo Brasil e se mostrando como um campo de atuacao para as organizacoes de Saúde, pois propicia aos clientes usufruirem de toda a infraestrutura do local, sem perda na eficacia do atendimento
Palavra-chave Planejamento Estratégico
Administração Hospitalar
Satisfação do Paciente
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 35 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 35 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18777

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