Prevalencia de papilomavirus humano(HPV) em mucosa oral de criancas assintomaticas nascidas de maes portadoras do virus da imunodefiCiência humana (HIV-1)

Prevalencia de papilomavirus humano(HPV) em mucosa oral de criancas assintomaticas nascidas de maes portadoras do virus da imunodefiCiência humana (HIV-1)

Título alternativo Prevalence of human pappilomavirus in oral mucosa children born to HIV-1 positive mothers
Autor Alves,Janaina Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A deteccao do HPV na mucosa oral de vias aereas superiores tem mostrado ser de grande importancia, uma vez que varios estudos demonstraram a associacao deste virus a lesoes tanto benignas quanto malignas. Entre as lesoes benignas de mucosa oral associada ao HPV, incluem-se a papilomatose oral, a hiperplasia focal e as leucoplasias. O objetivo do presente estudo foi avaliar atraves de tecnica de Biologia Molecular, a prevalencia da infeccao pelo HPV em criancas nascidas de maes portadoras do HIV-1 e criancas nascidas de maes nao portadoras do HIV-1. Um total de 97 criancas nascidas de maes portadoras do HIV-1 e 105 criancas nascidas de maes nao portadoras do HIV-1 provenientes da cidade de São Paulo -SP, foram submetidos a coleta de raspado de mucosa oral para pesquisa de DNA-HPV pelos metodos moleculares (nested-PCR e sequenciamento). O DNA-HPV foi detectado em 13,4 por cento das criancas nascidas de maes portadoras do HIV-1 e 1,9 por cento das criancas nascidas de maes nao portadoras do HIV-1 (p<0,002). Esse e o primeiro trabalho realizado em criancas nascidas de maes portadoras do HIV-1 para identificacao de prevalencia de HPV em mucosa oral. Nesse grupo de criancas nascidas de maes portadoras do HIV-1, foi identificado como fator de risco para aquisicao de HPV oral, ser filho de mae usuaria de droga ilicita (p<0,046). Nesse grupo de criancas, ser infectada pelo HPV em mucosa oral foi independente do status sorologico para o HIV-1 (p=0,58). Por outro, as criancas HIV-1 positivo com comprometimento de imunidade celular apresentaram uma maior tendencia a serem infectadas pelo HPV que criancas HIV-1 positivo com imunidade preservada (p=0,051). Foram encontrados 4 tipos distintos de DNA-HPV no grupo de criancas nascidas de maes portadoras do HIV-1. No grupo de criancas nascidas de maes nao portadoras do HIV-1 foram identificados 2 tipos, HPV 18 e HPV 72. Os resultados do presente estudo permitiram a compreensao da prevalencia do HPV nessas populacoes possibilitando o conhecimento da epidemiologia deste virus que leva ao desenvolvimento de lesoes papilomatosas
Palavra-chave Papillomaviridae
Criança
Mucosa Bucal
HIV
Prevalência
Idioma Português
Data de publicação 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 85 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 85 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18771

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta